TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dicas simples que ajudam a proteger a privacidade do seu smartphone Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas simples que ajudam a proteger a privacidade do seu smartphone Android

Dicas simples que ajudam a proteger a privacidade do seu smartphone Android

Compartilhe

Manter o seu smartphone Android protegido de ataques hacker e malwares é algo muito mais simples do que você imagina. Não é preciso ser um especialista em tecnologia para garantir uma maior privacidade no uso do telefone. Basta ter boa vontade mesmo.

Existem alguns procedimentos básicos que podem ser adotados por qualquer pessoa para reforçar as bases de segurança das informações armazenadas no smartphone. Com um pouco de tempo e uma boa dose de consciência sobre a importância desses procedimentos, você pode manter o seu telefone um pouco mais longe de ataques hacker e malwares.

Neste post, vamos mostrar os simples procedimentos que podem ser adotados por todos os usuários para reforçar a sua privacidade no smartphone Android.

 

 

 

Siga essas dicas para manter o seu smartphone Android mais seguro

Além de adotar o comportamento padrão para reforçar a segurança dos seus dados no dispositivo (usar senhas fortes, ativar a autenticação em dois passos etc.), a primeira atitude que você deve ter em mente em relação ao seu smartphone é manter o dispositivo sempre atualizado. Dessa forma, você fecha as portas para possíveis brechas de segurança de software que podem ser exploradas, resultando em roubo de dados sensíveis.

Outra medida que pode (e deve) ser tomada é a desinstalação dos aplicativos que não são utilizados no dispositivo, pois muitos deles podem coletar ou compartilhar informações sem o seu conhecimento ou consentimento enquanto estão em execução em segundo plano.

Vale a pena também revisar as permissões que são concedidas para cada aplicativo. Em muitos casos, os apps não precisam ter acesso à lista de contatos do seu telefone ou à câmera do dispositivo. Para isso, vá em Ajustes > Privacidade > Gestão de Permissões, e análise quais são aqueles softwares que estão abusando dessas permissões.

Nos smartphones Android, vale a pena adotar as funções do painel de privacidade, que ajuda a localizar quais são os softwares que estão pedindo um número elevado de permissões, o que pode ser potencialmente perigoso para a integridade dos seus dados.

Você também pode configurar o seu telefone para ocultar conteúdo sensível nas suas notificações na tela de bloqueio. Dessa forma, o dispositivo vai mostrar apenas aquelas informações que são consideradas importantes só quando você desbloquear a tela do dispositivo.

Tal função pode ser adotada no WhatsApp de forma bem simples: vá em Ajustes > Privacidade e Segurança > Mostrar Conteúdos Sensíveis e realize as alterações.

Por fim, habilite no seu telefone as funções adicionais de privacidade dos navegadores web que estão instalados no dispositivo, o que pode proteger as informações de buscas realizadas no Google e em outras plataformas.

 

 

 

Conclusão

Como você pode ver, é possível deixar o seu smartphone Android mais protegido, reforçando assim as defesas para evitar violações de privacidade. Tudo o que você precisa fazer é dedicar algum tempo para realizar todas as configurações e usar o bom senso para entender a importância de tais procedimentos.

As dicas desse post têm como principal objetivo ajudar os usuários que não contam com tanto conhecimento ou experiência no mundo da tecnologia. Muito provavelmente boa parte dos leitores do blog já conhecem as dicas apresentadas neste artigo, mas nem todo mundo nasceu sabendo.

A audiência do TargetHD.net é rotativa, e muitas pessoas estão começando a usar um smartphone mais a sério. E essas pessoas precisam ser ajudadas nesses primeiros passos.


Compartilhe