TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia As alternativas ao torrent em 2022 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | As alternativas ao torrent em 2022

As alternativas ao torrent em 2022

Compartilhe

Não vamos ser hipócritas: praticamente todo mundo já fez ao menos um download de conteúdo via torrente em algum momento de sua vida. E isso se não está fazendo neste exato momento.

A prática foi muito mais popular no passado, mas com o controle maior sobre o compartilhamento de conteúdos protegidos por direitos autorais e os novos formatos de consumo desse mesmo conteúdo fizeram com que o torrent perdesse força.

Neste sentido, é importante que os usuários saibam quais são as tecnologias que estão disponíveis para assistir aquela série ou filme que você tanto gosta.

Então, vamos conhecer quais são as alternativas para aqueles que abandonaram o torrent do seu estilo de vida.

 

 

 

Streaming

É o meio mais popular para o consumo de conteúdo de cinema e TV, mesmo não sendo o mais barato em alguns casos.

Se no passado a maioria usava o torrent para fazer o download de filmes, séries de TV e músicas, hoje optamos pelo streaming de conteúdo de forma direta para o nosso dispositivo, onde plataformas como Netflix, Spotify e outras estabeleceram o novo padrão de comportamento para uma nova geração de usuários de tecnologia.

Por outro lado, é uma alternativa para quem pode. Com tantas plataformas disponíveis e preços cada vez mais altos, a brincadeira do streaming está ficando cara. E muitos dos usuários brasileiros estão voltando para – olha só, quem diria – o torrent por causa disso.

 

 

 

Bibliotecas de eBooks

Acredite, existe um bom número de pessoas que utilizam o torrent também para fazer o download de livros eletrônicos.

Por outro lado, essa prática também está ficando obsoleta quando serviços como o Kindle Unlimited pode oferecer uma biblioteca quase ilimitada de livros por um preço não muito elevado.

Sem falar que você também pode contar com as bibliotecas públicas, que oferecem livros de graça e totalmente legal. De quebra, Google e Amazon contam hoje com muitos autores que oferecem suas obras de forma gratuita.

Ou seja, você pode ler de graça e de forma legal sem precisar apelar para o torrent.

 

 

 

Downloads diretos

Existem os sites que oferecem os downloads de conteúdos de forma direta, e aqui é preciso fazer uma ressalva.

Se por um lado temos as plataformas como o Soundcloud (para músicas e podcasts) e o Projeto Gutemberg (para download de livros digitais) que são legalizadas e oferecem conteúdos gratuitos, por outro lado, os sites que oferecem séries e filmes estão desaparecendo, justamente por violarem os direitos autorais.

Mesmo assim, ainda é possível encontrar um número considerável de sites consumo de conteúdo online de forma gratuita e dispensando a necessidade de uso do torrent para essa tarefa.

 

 

 

Grupos do Telegram

A criatividade humana está promovendo o Telegram como uma excelente plataforma de compartilhamento de conteúdo.

Tudo porque o aplicativo de mensagens permite o compartilhamento de conteúdos com grande volume de dados, o que permitiu que diversos grupos ou canais abertos dentro do aplicativo aderissem à prática.

Nesses grupos, são compartilhados links para download dos conteúdos ou até mesmo a visualização por streaming de filmes e séries de TV. E tudo isso é de graça.

Aqui, fica mais difícil a perseguição dos defensores dos direitos autorais, o que faz com que essa solução perdure por um pouco mais de tempo. Só não sei por quanto tempo.

 

 

 

Pastas compartilhadas

O que antes era feito pelo Megaupload #saudades agora passa pelas pastas online de plataformas como Google Drive, Dropbox, OneDrive e outros.

Muitos conteúdos de diferentes formatos e temas são hoje compartilhados nas pastas dessas plataformas online. O único porém é que, por regra, os links de compartilhamento não são públicos, e você precisa perder um certo tempo vasculhando a internet até encontrar o que você procura ou precisa.

Mesmo assim, as possibilidades são enormes, e é possível encontrar de tudo. Em grupos de uma determinada série ou estúdio de cinema, podemos encontrar conteúdos enviados pelos membros da comunidade, com materiais que podem ser úteis para todos.


Compartilhe