TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dicas para quem vai montar um PC em 2024 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Desktop PC | Dicas para quem vai montar um PC em 2024

Dicas para quem vai montar um PC em 2024

Compartilhe

Sei que a prática de montar computadores era mais comum na década de 1990, quando o Brasil estava no período de transição das políticas protecionistas que travaram o avanço da tecnologia como um todo em nosso país.

Naquela época, ou o usuário montava um computador “Frankenstein”, ou era refém de equipamentos com sérias restrições técnicas. Mas esse tempo felizmente ficou para trás: hoje, quem monta um PC tem objetivos específicos com o equipamento.

Então, para quem vai montar um computador novo em 2024 (sim… 2023 já é passado…), alguns conselhos precisam ser considerados para que ninguém morra na tentativa ou nos números inflados na fatura do cartão de crédito.

 

As dicas para quem vai montar um PC em 2024

Para começo de conversa, é recomendado trocar o SSD mesmo se já tiver uma (ou adicionar uma segunda unidade, se preferir), considerando a melhoria de desempenho e a redução de preços.

Espaço de armazenamento nunca é demais, e as novas unidades de SSD entregam uma performance melhor, o que vai contribuir para uma experiência de uso otimizada com o sistema operacional, aplicativos e jogos.

A variedade de opções de placas gráficas pode complicar a vida dos mais leigos, e considerando o avanço constante nos jogos e em softwares de edição, a escolha pode se tornar complexa.

Existem opções para diferentes necessidades, desde o uso geral até jogos ou tarefas gráficas intensivas. Faça a escolha da nova placa gráfica considerando o seu cenário de uso, e sempre com o máximo de critério.

Adicionar mais memória RAM é importante para melhorar o desempenho diário, especialmente em navegadores como o Chrome que, historicamente, é conhecido por todos por ser um devorador de memória.

Para aqueles que farão a atualização da RAM no computador, é fundamental conhecer bem o modelo da placa-mãe que já possui (ou que vai comprar para atualizar o computador), para garantir a compatibilidade desses componentes.

Alguns modelos de placa-mãe são compatíveis com especificações de memória RAM que entregam uma melhor performance nas tarefas mais exigentes. Essa escolha é decisiva para gamers e profissionais mais exigentes.

Sobre a atualização do processador, o recomendado é o seguinte: se você tem no seu equipamento atual um hardware pós-2015/2016 e atende às suas necessidades, pode não ser necessário atualizar.

Por outro lado, verifique se o atual processador está dentro das especificações técnicas exigidas pelo Windows 11 (ou Windows 12, quem sabe?). A Microsoft “forçou a barra” na última versão do seu sistema operacional, o que obrigou a muitos usuários com bons PCs a investirem em um novo equipamento, mesmo que o atual funcionasse bem com o Windows 10.

 

As vantagens para quem vai atualizar o PC em 2024

A principal vantagem para quem só vai atualizar o computador em 2024 é a mais óbvia de todas: a econômica.

Atualizar componentes específicos custa bem menos que comprar um novo computador completo. E em alguns casos, você nem precisa investir em todos os componentes recomendados pelos especialistas se quer alcançar o melhor desempenho.

Por exemplo, se você não joga no PC, a GPU integrada pode ser suficiente, o que resulta em uma economia direta ao dispensar a compra de uma placa gráfica dedicada.

Sempre que possível, procure por placas gráficas acessíveis, principalmente nos casos de orçamentos mais ajustados, considerando marcas como MSI e Zotac.

E para todos os componentes de hardware mais importantes para o computador, sempre considere qual é a longevidade que aquele componente vai ter.

Você sempre pode economizar um bom dinheiro se entender que os componentes ainda podem entregar uma boa experiência de uso por mais alguns anos.

Espero ter ajudado de alguma forma. Mas quem vai dizer se eu ajudei ou não é aquela sua amiga que, em alguns momentos, é bem indigesta: a sua fatura de cartão de crédito.


Compartilhe