Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para aumentar a autonomia de bateria do DualSense do PS5

Dicas para aumentar a autonomia de bateria do DualSense do PS5

Compartilhe

O controle DualSense do PS5 é um dos melhores da história dos videogames, e eu sei que não estou exagerando nessa afirmação. Seus avanços são notáveis, com destaque especial para a sua vibração háptica.

Mas nem tudo é perfeito nesse mundo, e um dos pontos mais fracos do DualSense é a sua autonomia de bateria, que é relativamente escassa para jornadas de jogo mais longas ou intensas.

Felizmente, existem alguns truques e dicas que podem ajudar a economizar alguma bateria no DualSense do PS5. E neste artigo, vou compartilhar cinco desses truques que podem funcionar e resolver esse irritante problema.

 

Desative o microfone

O microfone integrado com o DualSense do PS5 permite que você se comunique com seus amigos online ou controle o console por comandos de voz.

Mas este não é um recurso considerado indispensável, de modo que você pode desligar o microfone para prolongar a duração de bateria do controle.

Para desativar esse microfone, basta pressionar o botão mais largo abaixo do botão PS até que apareça uma luz alaranjado. Esse é o indicador de que o recurso está desligado no controle.

 

Reduza o volume do alto-falante

O DualSense possui alto-falantes integrados que reproduzem alguns efeitos de som dos jogos, aumentando a imersão do usuário durante as partidas.

Porém, essa é outra função que consome bateria do controle, e também pode ser desligada para aumentar a autonomia de uso do periférico.

Para desligar o áudio do controle, entre nas configurações do PS5, acesse a seção de Som do Alto-falante e selecione o nível de volume que você deseja. Ou reduzir por completo o áudio dos alto-falantes.

 

Modifique os ajustes da luz

Outra forma eficiente para economizar a bateria do DualSense é reduzindo o brilho das luzes do periférico, um elemento que deixa o acessório mais atraente, mas que consome mais bateria do que o necessário.

Aqui, é preciso que o usuário faça uma escolha racional sobre o que é melhor: ter um controle com luzes acesas o tempo todo, ou ter mais um tempo de jogo no console da Sony.

Para quem entende que a segunda opção é a melhor, entre nos Ajustes do controle na área de configurações do console e selecione a opção Nível de Luminosidade de Indicadores do Controle, escolha uma intensidade mais baixa que a atual e pronto: mais tempo jogando, graças a luzes mais fracas no controle.

 

Modifique os parâmetros de vibração e gatilhos

A maior inovação do DualSense é a sua vibração háptica, que trabalha em conjunto com os gatilhos adaptativos. Esse é um diferencial do acessório da Sony, e um dos principais argumentos de quem prefere esse produto.

Mas como você já deve imaginar, essa vibração pode ser muito incômoda para alguns usuários, além de gastar uma boa quantidade de bateria, que pode ser economizada com uma mudança nos ajustes do controle.

Para modificar os parâmetros de vibração e gatilhos do DualSense, acesse os Ajustes do controle e selecione os itens Intensidade de Vibração e Intensidade de Gatilhos Adaptativos. Você pode escolher entre vários níveis ou desligar o recurso por completo.

 

Aproveite o Modo de Repouso do console

Dar uma pausa no jogo pode significar duas coisas: comer e recarregar o DualSense. Porém, para o segundo item funcionar, você precisa manter o console em standby ou Modo de Repouso.

Caso contrário, você não vai recarregar os controles de forma alguma, e pode ter que se deparar com a frustração que é encarar o acessório completamente morto e sem bateria.

Para ativar o Modo de Repouso no PS5, mantenha pressionado o botão de liga/desliga do console até ouvir um apito. Aqui, a luz do PS5 muda para laranja, indicando que o videogame está em modo repouso, assim como o controle.

Também é possível configurar as opções de economia de energia do PS5 para manter as portas USB funcionando durante o Modo de Repouso, permitindo assim que os controles sejam carregados durante o descano.

Você pode fazer isso acessando Ajustes > Sistema > Economia de Energia > Funções Ativadas no Modo de Repouso, e escolhendo as opções de sua preferência.


Compartilhe