TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dá pra usar um smartwatch sem um smartphone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dá pra usar um smartwatch sem um smartphone?

Dá pra usar um smartwatch sem um smartphone?

Compartilhe

Muitas pessoas querem comprar um relógio inteligente, pois acham esse tipo de produto moderno, sofisticado e prático. Por outro lado, alguns usuários se perguntam se esse dispositivo pode ser utilizado sem um smartphone.

A grande maioria dos smartwatches depende de um smartphone para funcionar, mas alguns modelos podem atuar perfeitamente em carreira solo, tanto na independência em relação a qualquer smartphone como na sua usabilidade longe do dispositivo principal.

É normal que essa confusão aconteça, já que nos acostumamos a ver os relógios inteligentes atrelados aos telefones. Felizmente, a tecnologia avançou, e estou aqui para esclarecer essa dúvida, até mesmo para descobrir se o seu smartwatch pode gritar “independência ou morte”.

 

Relógios com conectividade LTE são independentes

Vários modelos de relógios inteligentes contam com a conectividade LTE integrada, através de um SIM Card ou eSIM para trabalhar com as redes móveis. Neste caso, o smartwatch vai funcionar com ou sem o smartphone, pois possui a autonomia de rede para obter notificações e outras informações vindas da internet.

Com um relógio inteligente que usa uma conectividade de dados móveis, você pode realizar ou receber chamadas telefônicas, enviar ou receber mensagens de texto, acessar a internet e rastrear localizações com a ajuda do GPS a partir do dispositivo que está no seu pulso, e sem depender em nenhum momento do telefone para realizar tais tarefas.

Esse tipo de funcionalidade só oferece vantagens para os usuários, principalmente os esportistas, que podem deixar o grande, pesado e incômodo smartphone em casa para as suas atividades matinais. Sem falar nos usuários que são mais geeks do que eu e você, pois desejam obter a conectividade em diferentes dispositivos.

Hoje, temos mais modelos de smartwatches que NÃO CONTAM com a conectividade LTE integrada, e os dispositivos que recebem essa características não são baratos. Dessa forma, muitos usuários acabam optando por relógios de acabam dependendo do smartphone para um bom funcionamento, pois a relação custo-benefício tende a ser melhor neste caso.

 

O que dá pra fazer com o smartwatch sem depender do telefone

Várias funcionalidades que estão integradas no seu relógio inteligente podem funcionar de forma totalmente independente do telefone que está vinculado à ele. E em muitos casos, são os recursos que mais interessam para a grande maioria dos usuários.

Algumas dessas funcionalidades independentes nos relógios inteligentes incluem a exibição as horas, o monitoramento de suas atividades esportivas, o acompanhamento de sua condição de saúde e eventuais alterações do seu organismo e muitas outras.

Todas essas atividades podem ser realizadas no smartwatch sem depender da conectividade com a internet móvel ou do smartphone para gerenciar os recursos.

Por outro lado, se você instala o aplicativo de gerenciamento do seu relógio inteligente no seu smartphone, pode conhecer informações mais detalhadas que o próprio smartwatch não consegue apresentar, principalmente no monitoramento dos exercícios e das condições de saúde do usuário.

Além disso, o app do relógio no smartphone permite que você realize os ajustes finos que você considera oportunos no smartwatch, o que normalmente entrega ao usuário um controle maior sobre o dispositivo que está utilizando.

 

O que NÃO dá para fazer no seu relógio sem um smartphone

Nem tudo são flores nessa vida, e essa independência do relógio inteligente em relação ao smartphone é um tanto quanto limitada.

Se o seu smartwatch não conta com a tal conectividade LTE, não será possível realizar ou responder chamadas telefônicas, acessar as novas mensagens de texto, consultar a previsão do tempo, utilizar o Google Mapas para geolocalização, receber notificações de aplicativos de mensagens, controlar outros dispositivos a partir do seu relógio, escutar música sem o telefone e conectar o dispositivo na internet.

Para muitos, esses empecilhos não representam necessariamente o fim do mundo e a aposentadoria do relógio inteligente em uso. Por outro lado, outros usuários entenderão que a experiência de uso fica um tanto quanto limitada, o que acaba incentivando esses clientes a investir dinheiro em um smartwatch mais completo.

E agora que esse tema ficou esclarecido, faça a escolha que melhor vai atender as suas necessidades. E seja feliz com aquilo que você escolheu.

Sem arrependimentos.


Compartilhe