Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Compre SSD agora, pois os preços vão subir

Compre SSD agora, pois os preços vão subir

Compartilhe

Se você achou que os preços das unidades de SSD estão mais baixos, saiba que você não está sozinho neste pensamento. Eu mesmo fiz um bom investimento em unidades de armazenamento no padrão M.2 para reformular completamente o sistema de backups dos meus dados.

Nos últimos trimestres, o mercado de armazenamento de dados tem sido beneficiado pela queda no preço dos SSDs. Com essa redução, muitos usuários têm conseguido ampliar seus equipamentos e dar uma segunda vida a computadores antigos.

Mas devo dizer que tudo o que é bom dura pouco, e essa farra dos preços baixos nos SSDs vai acabar em breve. Infelizmente.

 

Um mercado que está se movimentando

A possibilidade de encontrar unidades de alto desempenho e boa capacidade de armazenamento com preços competitivos tem sido um grande atrativo para consumidores de diversas faixas de renda. As unidades no padrão SATA estão com valores muito reduzidos, e as unidades NVMe também tiveram uma queda significativa nos preços, tornando-se uma opção viável para muitos usuários.

Quem se beneficia disso são aqueles que querem fazer atualizações em computadores mais antigos, mas que ainda estão plenamente funcionais. Aqueles que contam com bons PCs hoje e desejam deixar esses equipamentos ainda mais potentes também podem se dar bem com o cenário de preços de momento.

No entanto, segundo um relatório divulgado pela TrendForce, o mercado de memória NAND Flash está começando a se recuperar, e isso terá um impacto direto no preço dos SSDs. A previsão é que a partir do quarto trimestre de 2023, os preços comecem a subir gradualmente.

Esse aumento de preços será consequência da otimização e redução da produção de memória NAND Flash pelos principais fabricantes.

 

A hora de comprar um SSD é agora

Embora a subida de preços seja gradual, é importante destacar que ela será inevitável.

A previsão é que o preço da memória NAND Flash suba até 5% a partir do quarto trimestre deste ano. Essa cifra contrasta com a queda de entre 5% e 10% prevista para o terceiro trimestre de 2023.

De acordo com especialistas, o aumento do preço da memória NAND Flash se deve à redução na produção desse tipo de memória pelos principais fabricantes. Esse fator, aliado à crescente demanda por SSDs, tem contribuído para a elevação dos preços.

Se as previsões se confirmarem, é provável que os preços dos SSDs comecem a subir de forma mais acentuada a partir do primeiro trimestre de 2024. Essa tendência já foi observada há alguns anos, quando o mercado sofreu um aumento significativo nos preços dos SSDs.

Por isso, especialistas recomendam que os consumidores aproveitem os preços baixos dos SSDs agora. A única exceção seria a Black Friday, evento que ocorre em novembro e costuma trazer ofertas vantajosas aos consumidores.

Particularmente, tendo a concordar com os especialistas dessa vez.

Como disse antes, aproveitei os preços mais competitivos do momento para investir um bom dinheiro em unidades de SSD no padrão M.2 para substituir os meus HDs externos. E pretendo investir em um Samsung EVO 990 Pro de 2 TB até o final do ano para ser a minha unidade principal no meu notebook Samsung Galaxy Book2 Pro.

E recomendo fortemente que os usuários que contarem com condições financeiras para realizar esse investimento nos próximos três meses que o façam, pois a tendência de alta nos preços existe.


Compartilhe