Você está em | Home | Tecnologia | Dá pra ficar rico com o ChatGPT e US$ 100?

Dá pra ficar rico com o ChatGPT e US$ 100?

Compartilhe

Algumas pessoas estão tentando ficar ricas com a ajuda da inteligência artificial. Ou pelo menos ganhar dinheiro do (quase) zero com estratégias sugeridas por um software que consegue ver além do que a mente humana consegue alcançar.

Um exemplo dessa tendência é o caso de um usuário do ChatGPT que decidiu explorar todo o potencial desse chatbot para criar sua própria empresa.

E se você gosta de spoiler em textos, eu lamento em te decepcionar, pois quero que você leia este conteúdo até o final.

 

O que ele tinha era o ChatGPT e 100 dólares

Em março deste ano, Jackson Greathouse Fall, um designer de marcas e escritor, compartilhou sua experiência no Twitter. Ele desafiou o ChatGPT com a seguinte pergunta:

“Você tem 100 dólares e seu objetivo é transformar isso em uma quantia significativa de dinheiro no menor tempo possível, sem fazer nada ilegal”.

Ele (o ChatGPT) se ofereceu para ser a “contraparte humana” e assumir todas as ações necessárias, como se fosse com orientador financeiro do preguiçoso.

Após várias consultas e perguntas adicionais ao ChatGPT, o chatbot sugeriu que Greathouse Fall lançasse um negócio chamado Green Gadget Guru, que oferecia produtos e conselhos para ajudar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais sustentável.

E comparando até mesmo com o trabalho que dá desenvolver um blog de tecnologia que analisa produtos e escreve notícias, o esforço do nosso protagonista em aconselhar pessoas pode ser considerado o mínimo para ganhar dinheiro rapidamente.

Com a ajuda do próprio ChatGPT e outras ferramentas de IA como o gerador de imagens DALL-E, Greathouse Fall afirmou ter arrecadado impressionantes 1.378,84 dólares para sua empresa em apenas um dia. A valorização do negócio chegou a atingir 25.000 dólares, conforme revelado em um tweet do empreendedor.

 

Como ele conseguiu essa façanha?

O sucesso inicial do empreendimento chamou a atenção das redes sociais, acumulando mais de 100.000 curtidas e 20 milhões de visualizações. Greathouse Fall compartilhou sua experiência bem-sucedida em um podcast, e até criou uma comunidade no Discord em torno de sua nova empresa.

Mas vamos aos detalhes de como ele transformou a ideia em realidade.

O ChatGPT sugeriu que Greathouse Fall investisse cerca de 15 dólares na aquisição de um nome de domínio e hospedagem para o site. Com os 85 dólares restantes, o chatbot recomendou que ele se concentrasse em um nicho rentável com pouca concorrência, mencionando utensílios de cozinha especializados e suprimentos exclusivos para animais de estimação. No entanto, Greathouse Fall optou por seguir a sugestão de produtos ecológicos.

O próximo passo foi criar um site afiliado, promovendo produtos e obtendo comissões sobre as vendas. O ChatGPT sugeriu o nome de domínio EcoSavvyFinds.com, mas, devido ao alto custo de 848 dólares, Greathouse Fall escolheu uma opção mais econômica, GreenGoodsGuru.com.

Com o site pronto, o ChatGPT aconselhou Jackson a compartilhar artigos e resenhas de produtos nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Reddit, a fim de atrair clientes em potencial e gerar tráfego para o site. O chatbot também foi usado para criar o logotipo do site, com instruções fornecidas ao gerador de imagens de IA DALL-E. Ele então personalizou o logotipo gerado usando o Illustrator.

Com 40 dólares do orçamento restante, ele seguiu a sugestão do ChatGPT e investiu em anúncios direcionados no Facebook e Instagram, segmentando usuários interessados em sustentabilidade e produtos ecológicos.

No final do primeiro dia, Greathouse Fall afirmou ter garantido 500 dólares em investimentos. Embora ele não tenha revelado os nomes dos investidores, mencionou que sua caixa de entrada estava cheia de mensagens e que consideraria aceitar mais investidores se os termos fossem altamente favoráveis.

 

Vem fácil, vai fácil…

Nem tudo correu como planejado. Até porque imprevistos acontecem na vida, e isso é algo que o ChatGPT não pode estimar em sua estratégia.

Em 12 de abril, quase um mês após sua publicação inicial nas redes sociais, Greathouse Fall anunciou que abandonaria o Green Gadget Guru para se concentrar na construção de sua comunidade no Discord. O site, que em março ainda não tinha produtos reais à venda e estava cheio de textos fictícios, agora está totalmente inativo.

Jackson não ficou milionário com a página, mas conseguiu provar um ponto, ganhando uma boa quantidade de dinheiro em curto tempo, a partir de um investimento mínimo e o uso da Inteligência Artificial.

Obviamente, ainda não é possível ganhar dinheiro “sem fazer nada” com o ChatGPT. Como a própria aventura do Jackson mostrou, boa parte do processo passou pela criatividade e esforço individual dele. A IA apenas apontou o caminho das pedras e, em alguns casos, nem todas as decisões do chatbot foram as mais acertadas.

De qualquer forma, o episódio mostra que as mentes mais criativas ainda vão prevalecer, utilizando a Inteligência Artificial como ferramenta aliada para o sucesso, sem qualquer receio de ser substituído por ela ou virar um desempregado.

Não dá para ficar com medo do ChatGPT. O ideal é aprender a usar essa ferramenta para prosperar.


Compartilhe