Início » Dicas, Truques e Macetes » Funções ocultas do WhatsApp que vale a pena conhecer

Funções ocultas do WhatsApp que vale a pena conhecer

Compartilhe

Apesar de todas as críticas, o WhatsApp ainda é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do mercado. E sua convergência com as demais plataformas que estão sob o controle de Mark Zuckerberg (Facebook Messenger, Instagram Messenger) fará com que esse uso só aumente.

Mesmo que muitas pessoas fiquem preocupadas com essa convergência e suas consequências mais sérias (a troca desenfreada de dados que podem ser comercializados para publicidade sem o consentimento do usuário), é pouco provável que as pessoas abandonem o WhatsApp em massa.

Por isso, nada melhor do que conhecer mais alguns truques que podem ser adotados no WhatsApp, para ampliar as suas habilidades e funcionalidades com a plataforma.

 

 

 

Um aplicativo em constante evolução

 

A maioria dos usuários não se dá muita conta disso, mas o WhatsApp está em constante evolução. Com o passar do tempo, a plataforma de mensagens instantâneas mais popular do planeta vai recebendo novos recursos, onde alguns deles são bem interessantes para o dia a dia.

E é minha missão como produtor de conteúdo de tecnologia apresentar as novidades mais interessantes, para que o grande grupo de usuários dessa plataforma possa aproveitar melhor das funcionalidades do aplicativo.

Até dá para entender por que o WhatsApp não dá tanto destaque para esses novos recursos que vamos apresentar neste post. Afinal de contas, a cada atualização, vários novos recursos são adicionados na plataforma. Por isso, nós fazemos esse trabalho de informar ao leitor sobre o que ele pode fazer de diferente no aplicativo.

Mesmo porque o pessoal do WABetaInfo entrega de bandeja as novidades que estão chegando de tempos em tempos.

Dito tudo isso, descrevo a seguir algumas coisas bem interessantes que você pode fazer no WhatsApp, mas que muito provavelmente você nãos sabia que era possível.

 

 

 

A última vez que você se conectou

 

Um recurso fundamental para proteger a sua privacidade.

Se você não quer que os demais usuários vejam a data e a hora que você entrou pela última vez no WhatsApp, entre no aplicativo e vá em Ajustes > Conta > Privacidade > Hora da última conexão, e ajuste essa configuração para aquela do seu interesse (onde todos, apenas os seus contatos ou ninguém pode ver essas informações).

 

 

 

Escute as gravações antes de enviá-las

 

Se você quer ter certeza que não falou uma grande besteira na gravação de áudio que acabou de fazer, adote os passos abaixo:

 

  1. Entre no chat onde a mensagem será enviada
  2. Pressione por alguns segundos no botão de microfone para começar a gravação
  3. Deslize o dedo para cima para fixar o modo de gravação
  4. Ao terminar de falar, saia do chat (sem medo), e volte para o chat em questão
  5. O áudio gravado fica gravado na barra de envio de mensagem e, dessa forma, você pode ouvir novamente a gravação, enviá-la se tudo estiver correto ou apagar a mensagem.

 

 

 

 

Mensagens com autodestruição

 

O WhatsApp incorporou recentemente o modo de autodestruição de mensagens ou mensagens temporárias, tal e como o Telegram possui a algum tempo.

Para utilizar esse recurso, é bem simples:

 

  1. Toque no nome do contato.
  2. Entre no menu do seu perfil e acesse a opção de Mensagens Temporárias.
  3. Ative o recurso e, a partir desse momento, todas as mensagens enviadas vão desaparecer depois de um determinado tempo.
  4. Para desativar a função, basta seguir o mesmo caminho descrito acima e volte a ativar o modo de mensagens correntes.

 

 

 

 

Notificações personalizadas

 

Se você quer saber quem enviou mensagem para você no WhatsApp sem precisar olhar para o smartphone, faça o seguinte:

 

  1. Entre na conversa em questão
  2. Toque no nome do contato ou grupo e, entre as funções do menu, abra Personalizar Notificações.
  3. Faça os ajustes dentro desse item (tipo de toque, personalização da vibração, etc).

Compartilhe