Compartilhe

Não pense que o isolamento social vai chegar ao fim de forma rápida. A expansão do coronavírus no Brasil está apenas no começo, e não sabemos por quanto tempo vamos precisar ficar distantes um dos outros. E tenha em mente que isso é fundamental para que todos passem por isso com o mínimo de danos.

Porém, estamos isolados, mas não desconectados. A internet agora é fundamental para combater os efeitos emocionais e psicológicos desse isolamento. E o aplicativo QuarantineChat pode ajuda: o projeto coneta pessoas que precisam de companhia durante a quarentena.

Nem é preciso dizer que a internet, as redes sociais ou os serviços de mensagens podem manter a todos em dia com os nossos contatos. E essa plataforma quer ressuscitar a espontaneidade de uma conversa com um completo desconhecido, algo que poderia acontecer em uma fila de supermercado ou com a pessoa que viaja ao seu lado em um ônibus.

Muitas vezes nos comportamos de forma completamente diferente com pessoas que não nos conhece a fundo, pois não temos tantas informações para analisar se essa pessoa pode entregar para nós uma relação mais duradoura ou edificante. Mas… quem sabe a internet não ajuda a quebrar essa barreira psicológica, permitindo assim a expansão das relações interpessoais.

 

 

 

Como funciona o QuarantineChat?

 

A plataforma vai pedir que você insira o seu número de telefone, inclusive com o prefixo do país (no Brasil, +55). O QuarantineChat funciona com dispositivos Android e iOS, e sempre vai escolher entre os contatos disponíveis as pessoas que realmente estão realizando a sua quarentena em casa, e não em deslocamento.

As chamadas de voz acontecem via internet, através do aplicativo Dialup, eliminando assim a preocupação em pagar valores absurdos com as chamadas internacionais. Essas chamadas são completamente gratuitas para qualquer lugar do planeta.

Para instalar o Dialup no seu smartphone, você vai receber uma mensagem de texto SMS, solicitando a instalação desse aplicativo para que, a partir desse momento, você possa receber chamadas ao acaso de outros usuários que estão inscritos na plataforma com cara de experimento social.

A chamada vai aparecer com o ID do QuarantineChat, e seus desenvolvedores deixam claro que este é um serviço 100% privado, onde a outra pessoa só vai ver o nome de usuário que você especificou no aplicativo principal, sem revelar o seu nome verdadeiro ou o número de telefone cadastrado.

O aplicativo pode ajudar a amenizar um pouco mais os dias de isolamento e notícias tão preocupantes. Conversar com alguém do outro lado do mundo que está enfrentando a mesma coisa que você pode alegrar o seu dia.


Compartilhe