Compartilhe

O Facebook pode não estar passando pelo seu melhor momento, já que está atolado de problemas com a privacidade dos seus dados, em como monetizar o WhatsApp e os diversos roubos de dados. Porém, existe um problema ainda maior a ser resolvido: a falta de envolvimento com os mais jovens, que preferem outros serviços online.

A empresa já fez de tudo para se aproximar dos mais jovens, que se interessam mais pelo Instagram. E o próximo passo para essa reaproximação é a mudança da interface de usuário, que está mais próxima do formato mobile do que em um site web.

Essa última atualização deixa isso claro. O novo design está disponível para a maioria dos usuários, e reduz o número de elementos visíveis na tela, entrega textos maiores e deixa mais espaços livre entre os elementos, além de finalmente estrear o modo escuro.

 

 

 

Se aproxima do mobile para atrair os mais jovens

 

 

Muitos usuários com uma tela de 15 polegadas ou mais terão uma sensação que está sobrando tela para pouco conteúdo. Comparando as interfaces nova e antiga, os mesmos blocos estão mantidos, mas diminuiu a quantidade de elementos exibidos nos mesmos. Agora você pode ter várias conversas no Facebook Messenger na parte inferior da tela, quando antes só era possível ter uma conversa aberta em cada momento.

O mesmo acontece com as publicações dos nossos contatos. O novo design e tipografias reduz o número das publicações a serem exibidas na tela, obrigando o usuário a rolar mais a página para ver as últimas notícias dos seus contatos. Há quem goste da redução de volume da informação, mas outros querem a lei do menor esforço para ler todo esse conteúdo.

A melhor mais destacável da nova interface do Facebook é mesmo o modo escuro, pois tanto espaço livre na interface pode ser irritante no modo claro. Além disso, a nova disposição da lista de notificações, que fica toda do lado direito, é uma boa mudança, mas que não recebe o mesmo destaque e reconhecimento que o modo escuro.

 

 

Apenas reforçando que o novo design do Facebook já está disponível para os usuários. Porém, ele não é ativado automaticamente na sua conta. Para acessá-lo através da versão web da rede social, clique no menu deslizável da barra superior e clique em “Mudar para a nova versão”, e pronto.

Se depois de alguns minutos você não se sentir atraído pela nova interface, é só repetir a operação do parágrafo anterior e mudar para a interface clássica do Facebook, sem maiores arrependimentos e sem custos adicionais.


Compartilhe