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Controle Access do PS5 chega ao mundo em 6 de dezembro, mas você sempre tem mais detalhes prévios aqui

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A Sony está preparando o lançamento do Controle Access, um produto projetado para tornar a experiência de jogos mais inclusiva para jogadores com deficiência.

O produto será apresentado em sua versão definitiva em 6 de dezembro, mas neste artigo, apresentamos uma visão mais detalhada de sua jornada de desenvolvimento, incluindo um primeiro vislumbre de sua embalagem.

Sua história começa cinco anos atrás, quando os engenheiros e designers da Sony Interactive Entertainment embarcaram em uma missão para criar um controle inovador e inclusivo, e esse projeto está ganhando suas formas definitivas.

 

A evolução notável do Controle Access

O produto teve meio dúzia de conceitos e protótipos antes de chegar à sua versão final. O cerne desse processo foi o envolvimento constante com especialistas em acessibilidade e jogadores com deficiência, resultando em discussões esclarecedoras que moldaram o produto para atender a uma ampla variedade de necessidades.

No entanto, a essência de uma experiência acessível não se limita apenas ao design do controle em si. Desde o momento em que o usuário inicia o processo de desembalagem do acessório, já se percebe essa facilidade para aqueles que enfrentam enormes dificuldades no dia a dia.

A embalagem do Controle Access foi meticulosamente planejada para ser aberta com uma única mão, com loops convenientes em ambos os lados. Adicionalmente, loops internos facilitam a retirada do controle.

Dentro da caixa, slots foram estrategicamente posicionados para organizar os 19 botões intercambiáveis e os 3 sticks, proporcionando uma única camada de facilidade de identificação e acesso. Cada elemento foi pensado para criar uma experiência fluida, eliminando barreiras desde o primeiro contato com o produto.

 

Controle acessível, jogos adaptados

Reconhecendo a diversidade das necessidades dentro da comunidade de acessibilidade, a Sony se une à Logitech para apresentar o Kit de Jogos Adaptativos Logitech para o Controle Access.

Este kit oferece uma gama de botões e gatilhos de alto desempenho e durabilidade, permitindo uma personalização sem precedentes em um controle PlayStation. Oito botões e gatilhos plug-and-play, incluindo switches mecânicos de qualidade para dois pequenos e dois grandes botões, proporcionam uma configuração flexível que atende às demandas individuais.

Além disso, tapetes de jogo firmes, equipados com um sistema de gancho e loop, oferecem a liberdade de dispor os botões e gatilhos de acordo com as necessidades únicas de cada jogador. Para ampliar ainda mais as opções de customização, amarras de velcro proporcionam opções de montagem diversas, como prender botões e gatilhos em objetos, como apoios de braço.

E para uma personalização completa, etiquetas adesivas personalizadas com os símbolos do PS5 permitem que os jogadores marquem seus botões e gatilhos para uma jogabilidade perfeita. Tudo foi concebido pensando na acessibilidade e, ao mesmo tempo, seguindo as expectativas identificadas em conversas contínuas com a comunidade de acessibilidade.

Ao mesmo tempo, a empresa incentiva a conexão de acessórios de terceiros via quatro portas de expansão padrão de 3,5 mm no Controle Access. Isso amplia ainda mais as opções, permitindo que os jogadores integrem botões adicionais, switches de gatilho especializados e outros acessórios compatíveis.

Reforço que o lançamento do Controle Access para o PlayStation 5 está previsto para o dia 6 de dezembro de 2023. Não há previsão de lançamento desse periférico para o Brasil, pelo menos por enquanto.

E esse é um incrível gol de placa da Sony no mundo dos videogames. E quando essa acessibilidade de hardware, combinada com as novas experiências imersivas que já estão disponíveis em dispositivos de realidade virtual e aumentada, alcançar o público-alvo, teremos uma forte mudança de paradigma e comportamento para os jogadores.

Felizmente. E que bom é ver a Sony inovando para algo tão relevante para milhões de pessoas ao redor do mundo que gostariam de ao menos experimentar o que é a sensação de interagir com um jogo de videogame.


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