Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Comprar o iPhone 15 Pro é o mesmo que jogar dinheiro fora?

Comprar o iPhone 15 Pro é o mesmo que jogar dinheiro fora?

Compartilhe

O iPhone 15 Pro é um dos smartphones mais caros no mercado, mesmo com a aparente redução de preços que normalmente acontece nos períodos promocionais de vendas.

E qualquer pessoa minimamente consciente e racional tem que se perguntar se realmente vale a pena pagar tanta grana nesse dispositivo.

Considerando que outros modelos top de linha custam bem menos que ele, é de se perguntar se vale a pena investir esse dinheiro todo para quem não está totalmente no ecossistema Apple.

 

“Mais do mesmo”

Em comparação com o iPhone 14 Pro, o iPhone 15 Pro carece de mudanças significativas, e conta com alguns problemas irritantes desde o lançamento.

Muitos acusam a Apple de adotar o continuísmo nas últimas gerações do iPhone, e com uma certa dose de razão. A marca não muda muito o design do seu smartphone, e as poucas inovações não são tão revolucionárias ou relevantes para a maioria dos usuários.

Um exemplo do que estou falando é a inclusão de telefonia via satélite no iPhone. Todo mundo que está por dentro do mundo da tecnologia sabe que tal recurso será mesmo importante no futuro. Se nesse momento nem o 5G funciona direito, porque desejar algo que sequer está disponível por aqui.

Mas o que realmente incomoda os atuais proprietários do iPhone 15 Pro são os problemas técnicos típicos de um dispositivo que ainda está no seu início de ciclo de vida.

Relatos de baterias descarregando rapidamente e temperaturas elevadas foram comuns nos últimos meses, embora a Apple tenha liberado atualizações do iOS que melhoraram um pouco o desempenho do dispositivo.

Apesar dos problemas iniciais, o iPhone 15 Pro agora funciona um pouco melhor depois dos updates. Mas ainda existem falhas ocasionais no telefone que precisam ser corrigidas.

Em condições normais de temperatura e pressão, ter problemas de funcionamento e comportamento anormal em um smartphone como esse é algo considerado inaceitável.

Mas como estamos falando da Apple, muitos acabam simplesmente passando pano ou relativizando todos esses problemas. E vida que segue.

 

Teremos uma revolução no futuro(?)

Há indícios de que a Apple planeja uma revolução futura nos iPhones, com mudanças no design e no hardware, especialmente focadas em inteligência artificial.

Aqui, eu vejo que a Apple não faz mais do que a sua obrigação. São pelo menos quatro gerações (do iPhone 12 até o iPhone 15) que esse smartphone tem a mesma cara e sem grandes evoluções de hardware.

Por outro lado, algumas pessoas já temem o que está por vir nessa atualização de design. Renders compartilhados na internet que mostraram como o iPhone 16 pode chegar ao mundo apontam para um telefone que não deve agradar a todos na sua nova proposta visual.

De qualquer forma, as futuras inovações do iPhone devem se concentrar em melhorias de inteligência artificial e interação mais intuitiva entre o usuário e o dispositivo.

E esse é o futuro da tecnologia, já que basicamente tudo o que nós estamos utilizando neste momento está (de alguma forma) relacionado com a inteligência artificial.

Quem sabe a Apple melhora a Siri, transformando o seu assistente virtual em uma espécie de ChatGPT interativo. Não será uma surpresa se a gigante de Cupertino apresentar uma proposta como essa no futuro.

 

Vale a pena comprar o iPhone 15 Pro neste momento?

Depende.

É claro que o dinheiro é seu, e você faz com ele o que quiser. Mas é meu dever tentar abrir os seus olhos para a possibilidade de se jogar dinheiro fora em um dispositivo que pode ser desvalorizado rapidamente em um futuro próximo.

Diante da perspectiva de mudanças significativas no iPhone 16, é mais do que recomendado que você espere um pouco mais antes de adquirir o iPhone 15 Pro. Neste caso, o “um pouco mais” é até setembro de 2024 mesmo.

Para aqueles mais pacientes, a espera pode valer a pena. Se você não tem a necessidade de investir dinheiro em um novo iPhone, pode esperar pelo iPhone 16, conhecer o produto e, caso não se convença com a proposta, comprar o iPhone 15 Pro por um preço mais competitivo.

Por outro lado, se você está mais ansioso para ter esse telefone logo com você e consegue superar os eventuais problemas de comportamento, quem sou eu para te impedir de comprar o iPhone 15 Pro?

O smartphone Pro da Apple não é um produto horroroso. Ele entrega um ótimo desempenho, possui câmeras fotográficas profissionais, um iOS que está fluído e toda a experiência de uso típica de um telefone de Cupertino.

Ou seja, ele é um ótimo smartphone, olhando de forma bem objetiva. Só é um autêntico “mais do mesmo” quando comparado com o modelo da geração anterior.

No final, a escolha é sua. Mas para quem neste exato momento está na dúvida se o iPhone 15 Pro realmente vale a pena, é melhor esperar pelo menos uma geração para observar o que a Apple oferece de inovações para o futuro.

Independente da escolha, as chances de você se arrepender ao esperar são praticamente nulas. E o tempo vai ajudar a valorizar o investimento que você fará em um smartphone da Apple.


Compartilhe