Compartilhe

O Instagram decidiu eliminar para sempre a contagem de likes no seu aplicativo, de modo que não é possível ver qual é o número de curtidas a foto de um usuário que você segue recebeu, a não ser que você conte um por um (clicando no link de “fulano de tal e outras pessoas…”), algo que pode ser trabalhoso e tedioso para muita gente.

O motivo dado pelo Instagram para acabar com a exibição da contagem de likes na plataforma foi para recuperar a essência do serviço, centrando a atenção e importância dos usuários para os conteúdos que são compartilhados, e não para o número de curtidas que uma fotografia era capaz de gerar.

Muita gente apoiou a decisão porque, dessa forma, as interações são mais espontâneas e saudáveis, e assim o Instagram se torna uma rede social mais orgânica. Por outro lado, muitos influenciadores digitais e agências de publicidade entraram em desespero pela ausência da métrica que impressionava outros usuários.

Mas como nessa vida é possível encontrar solução para tudo (menos para a morte, é claro), algumas ferramentas podem anular a decisão tomada pelo Instagram. E vamos falar sobre uma dessas ferramentas nesse post.

 

 

Como trazer de volta a contagem de likes no Instagram

A extensão The Return of Likes é uma das opções mais válidas. Com ela, você pode utilizar o Google Chrome para ver o número de likes de uma determinada foto do Instagram em amarelo, ao lado do número de comentários, no canto superior da foto. Para instalar e utilizar essa extensão, o procedimento é bem simples:

1) Acesse o endereço https://chrome.google.com/webstore/detail/the-return-of-the-likes/djfggogjickolkmoijohpgmojangelni

2) Clique no botão Adicionar ao Chrome

3) Uma mensagem vai aparecer, perguntando se você quer instalar a extensão The Return of Likes no seu navegador Chrome. Clique em Adicionar Extensão

4) Um novo ícone vai aparecer no canto superior direito, na mesma altura da barra de navegação. Nesse ponto, a extensão está instalada e ativa, e você não precisa fazer mais nada nas configurações

5) Agora, acesse Instagram.com, procure por alguma foto que você queira verificar o número de likes que a imagem recebeu, e comprove por você mesmo como essa contagem voltou a aparecer na interface da plataforma.

 

Se você quiser desinstalar a extensão, clique no botão direito do mouse sobre o seu ícone na barra de endereços e selecione a opção para remover do Chrome.

O TechCrunch afirma que o The Return of Likes não é uma extensão de malware ou que coleta dados sem a autorização do usuário, mas é preciso deixar bem claro que você vai utilizá-la por sua conta e risco. O criador da extensão é a Socialinsider, uma empresa de análise de mídia que oferece softwares que medem as estatísticas de redes sociais.


Compartilhe