TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como ver e controlar os dados que apps e sites compartilham com o Facebook | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ver e controlar os dados que apps e sites compartilham com o Facebook

Como ver e controlar os dados que apps e sites compartilham com o Facebook

Compartilhe

Desde a explosão do escândalo do Cambridge Analytica, o Facebook está tentando de tudo para garantir a boa gestão dos dados dos usuários e reforçar a confiança perdida com os usuários. A nova iniciativa da rede social quer oferecer mais informações e opções de controle sobre os dados que são compartilhados com outros aplicativos e sites.

Você bem sabe que o bem mais valioso da internet é a informação, com as empresas compartilhando dados com o Facebook sobre as interações das pessoas em seus sites ou aplicativos. São informações muito valiosas que você pode não se dar conta que está compartilhando.

Levando em conta que cada usuário tem, em média, 80 aplicativos instalados nos seus smartphones (dos quais usa aproximadamente 40 apps por mês), pode ser complexo fazer um monitoramento de todos os dados que facilitamos sem nos dar conta disso.

Ainda assim, o Facebook vai tentar.

 

 

Controle a sua atividade fora do Facebook

 

 

O Facebook habilitou um novo recurso chamado Atividade Fora do Facebook, uma opção que aos poucos começa a ser efetivo nos diferentes países, e deve desembarcar no Brasil mais cedo ou mais tarde.

Nesse espaço, que estará disponível dentro da seção Configurações, você vai ver uma lista com o resumo de todos os aplicativos e sites web que compartilharam dados seus com o objetivo de dirigir os seus anúncios de uma forma muito mais certeira. Com certeza você vai ver itens que “coincidentemente” apareceram como publicidade baseado nas buscas que você realizou na internet.

Dentro desse segmento, você vai ver a lista de apps e sites cujos dados foram compartilhados, e você terá a opção de desativar a atividade, sempre que assim desejar ou considerar oportuno. Pode inclusive bloquear o site, para que no futuro os dados não sejam compartilhados. Essa é uma opção que só vai ser considerada válida para determinados sites. Com outros, não tem jeito: vai continuar compartilhando dados.

Repito que a opção continua em processo de habilitação, e deve estar disponível no Brasil mais cedo ou mais tarde.


Compartilhe