Com o fim do envio das fotos automáticas para o Google Drive, é normal que os usuários procurem outras alternativas. E uma dessas alternativas é o OneDrive, que faz exatamente a mesma coisa. Vale a pena explicar como ativar a sincronização automática das fotos do seu telefone para a nuvem da Microsoft, além das opções para desktop para gerenciar tais conteúdos.

 

 

Enviando as fotos para o OneDrive

 

O OneDrive funciona de forma similar ao iCloud e Google Fotos, permitindo o envio das fotos do seu telefone para a nuvem da Microsoft em questão de segundos e de forma automática. Ele está disponível para iOS e Android, com o mesmo funcionamento para os dois, mas com pequenas diferenças na interface.

1. Faça o download do aplicativo do OneDrive (iOS, Android) e vá no item Fotos.
2. Aqui, ative a sincronização.

A partir de agora, as fotos da sua galeria serão enviadas de forma automática para a nuvem da Microsoft, sempre e quando estamos conectados em uma rede WiFi. Você pode configurar como as fotos serão enviadas, e aqui estão as diferenças entre iOS e Android.

 

Ajustes no iOS:

Carregamento da câmera (ativado/desativado)
Usar a rede móvel
Incluir vídeos
Carregar em segundo plano
Organizar cargas novas (por ano e por mês)
Envio de arquivos no formato HEIC
Envio de arquivos no formato JPEG

 

Ajustes no Android:

Carregamento da câmera (ativado/desativado)
Usar a rede móvel ou o WiFi
Pastas adicionais (configurar quais pastas serão enviadas ou não)
Enviar arquivos apenas durante a recarga de bateria
Incluir vídeos

Lembre-se que o OneDrive só oferece 5 GB de armazenamento no plano básico, e esse espaço pode ser preenchido rapidamente, deixando centenas de suas fotos de fora. Nesse envio, as fotos não sofrem compressão.

 

 

Gerenciando as fotos do OneDrive a partir do desktop

 

 

Acesse o OneDrive e acesse a seção de Fotos, para visualizar e gerenciar todos os conteúdos enviados a partir do smartphone. Sua interface é quase tão boa quanto a do Google Fotos, com tudo ordenado de forma cômoda e intuitiva.

O gerenciamento das fotos a partir do OneDrive é bem cômodo. A interface ordena tudo para deixar tudo à vista, permitindo encontrar os conteúdos de forma bem rápida, por datas, categorias e etiquetas, ou pelos locais onde as fotos foram registradas (com o telefone salvando a informação da localização da foto, obviamente).

Quando selecionamos uma foto para visualização, na parte superior aparecem diferentes opções de interação:

Compartilhar a foto
Agregar a um álbum
Reproduzir em uma apresentação
Download
Excluir
Abrir localização
Editar etiquetas
Copiar para a área de transferência

 

Em resumo, o OneDrive pode ser uma boa alternativa ao Google Drive, com gerenciamento no smartphone e no desktop. É uma pena não contar com o o upload ilimitado de fotos, mas ao menos você pode recorrer aos 1 TB de uma conta paga, sempre e quando você adquirir uma licença do Office 365, ou quando você decidir assinar o armazenamento na nuvem da Microsoft de forma mensal.