Compartilhe

Os usuários do iPhone sabem muito bem como o iOS é um sistema bem fechado. A Apple mantém tudo sob rígido controle, e não permite que se vá muito além daquilo que ela deseja, ou do que ela entende que seja o correto para os seus usuários desejarem.

A desculpa da Apple para essa postura até que é plausível: garantir a melhor experiência de uso possível. É uma forma técnica para dizer “você não sabe o que você quer, mas nós sabemos”. De qualquer forma, não deixa de ser algo um tanto quanto realista: tem muitos usuários que, de tanto mexer no smartphone sem saber, acaba danificando o dispositivo de forma séria.

Porém, muitos usuários do iPhone, iPad e outros iDevices gostariam de ter a liberdade dos usuários do Android, que contam com um poder de customização de software muito maior. E é possível ter algum controle sobre algumas escolhas no dispositivo.

E uma dessas escolhas está no navegador web que você pode utilizar no seu iPhone.

 

 

 

Como utilizar o Google Chrome no lugar do Safari no iOS 14

 

 

Nem todo mundo sabe, mas a Apple permite que os seus usuários possam trocar o Safari pelo Google Chrome ou Firefox como navegador padrão no iPhone. Algo inimaginável em um passado não muito distante, mas que reflete os novos tempos na gigante de Cupertino.

Para realizar essa modificação, a primeira coisa que você precisa fazer é atualizar o seu dispositivo para o iOS 14. As betas mais recentes dessa versão do sistema operacional móvel da Apple já permitem realizar essa mudança de configuração.

Agora, se você quer ser mais paciente e esperar a versão final do iOS 14 (que está para ser lançada), vale a pena. Mas nada impede que você instale a versão beta mais recente (caso você esteja com muita pressa para usar o Google Chrome como padrão) e depois atualizar para a versão final do sistema operacional.

Dito isso, basta seguir os passos:

1) A primeira coisa que você deve fazer é certificar-se de que o navegador de terceiros que você vai usar está na versão mais recente.

2) Vá para a App Store e verifique se não há atualizações pendentes.

3) Abra o aplicativo Configurações.

4) Encontre o aplicativo que deseja usar como navegador (Chrome, para usar como exemplo) e insira suas configurações.

5) Na nova janela, você verá opções como as permissões que você concedeu ao aplicativo e, como uma terceira opção, o navegador padrão aparece. Selecione essa opção.

6) Os navegadores que suportam esta função aparecerão na nova janela. Escolha o Chrome ou aquele software que você deseja usar.

 

Pelo menos nesse primeiro momento, parece que só o Google está tirando proveito dessa nova funcionalidade do iOS com a sua versão do Chrome para os dispositivos da Apple. Mas é bem provável que a Mozilla e outras desenvolvedoras de navegadores web não vão demorar muito tempo para atualizar as suas soluções.

Se você se arrepender da escolha e decidir voltar para o Safari a qualquer momento, basta seguir os mesmos passos indicados no post e, no final, escolher o navegador web da Apple como opção padrão. Ou seja, a mudança não é definitiva, e entrega a liberdade de customização de um dos elementos mais importantes para uma boa experiência de uso de navegação na web.


Compartilhe