Compartilhe

Depois de várias versões beta, a Apple está disponibilizando hoje, 16 de setembro de 2020, a versão final do iOS 14, nova versão do sistema operacional para o iPhone, o smartphone da empresa.

O iOS 14 recebe várias melhorias e novidades, onde as principais e mais importantes serão resumidas nesse post. Também vamos mostrar como você pode instalar o novo software no seu dispositivo, e reforçar quais são os modelos do iPhone compatíveis com esse software.

Vale lembrar que essas novidades vão de mudanças visuais notáveis até pequenos detalhes menos evidentes, inclusive nas questões de privacidade. Mas aqui temos o que mais se destaca nesse primeiro momento.

 

 

 

Widgets no desktop

 

 

Uma das mudanças mais radicais. Os widgets estreiam no iOS, com diferentes designs para previsão do tempo, relógio, calendário e outros aplicativos. O Smart Stack é um widget inteligente que mostra conteúdos diversos em função dos nossos hábitos de uso.

 

 

 

Caixa de aplicativos

 

 

O App Library não funciona da mesma forma que a caixa de apps do Android, mas o resultado final é o mesmo: com ele, você tem todos os aplicativos sempre na caixa de início, com a biblioteca de apps agrupando os softwares por categorias de forma automática, além do acesso em uma lista ordenada por ordem alfabética.

 

 

 

PiP

 

 

Estava disponível apenas no iPad. Agora, o iPhone também permite a visualização de vídeos em uma janela flutuante enquanto usa o smartphone com outro aplicativo.

 

 

 

Siri estreia novo design e funções

 

 

Agora, no lugar de ocupar toda a tela, a Siri aparece no formato de um cartão flutuante e menos invasivo. Sua interação com outros aplicativos foi melhorada.

 

 

 

Tradutor

 

 

Um novo aplicativo que melhora o recurso de tradução, que se vale do Siri para traduções de termos específicos. Funciona no mesmo estilo do Google Tradutor.

 

 

 

Melhorias no Mensagens

 

 

Recebeu novas funções, como a possibilidade de fixar conversas em destaque na parte superior da janela de chats, menções diretas para outros usuários e novos recursos de personalização aos memojis, incluindo acessórios como a máscara.

 

 

 

App Clips

 

 

Seria o equivalente às Instant Apps do Android. São pequenos pedaços de um aplicativo que são acessados mais rapidamente. Ao fazer isso, um card aparece mostrando o que você solicitou naquele momento, como por exemplo o código de pagamento de um produto ou serviço online.

 

 

 

Novidades do Apple Mapas

 

 

O Mapas foi melhorado, e inclui novidades como rotas de bicicleta, localização de carregadores para carros elétricos ou as guias de locais em destaque ao redor do mundo.

 

 

 

CarKey

 

O CarKey é um novo sistema que permite usar o iPhone como chave para destravar o carro usando o chip U1. Ela será armazenada no app Wallet e permitirá que você convide outros usuários para usar a chave.

 

 

 

Melhorias no app Home

 

A automação residencial e o gerenciamento da Internet das Coisas ficaram mais fáceis, com novas sugestões de automação e ampliação dos controles da Central de Controle. Fechaduras de portas inteligentes e câmeras de vídeo compatíveis também podem usar o reconhecimento facial para identificar contatos.

 

 

 

Melhor gerenciamento do sono

 

Esta é uma nova função para o aplicativo nativo de Saúde, que agora pode gerenciar suas horas de sono usando o Apple Watch. A Lista de verificação de saúde também é adicionada, um local centralizado para o gerenciamento de benefícios de saúde e segurança, como dados médicos, contato de emergência, etc.

 

 

 

Maior privacidade

 

 

A grande novidade está nas permissões que os aplicativos solicitam. Por um lado, a App Store vai deixar mais claro quais são os dados solicitados por um aplicativo. Por outro, o usuário vai receber uma petição específica por parte de cada aplicativo para solicitar essas permissões.

 

 

 

Smartphones compatíveis com o iOS 14

 

 

iPhone 11 Pro Max
iPhone 11 Pro
iPhone 11
iPhone XS Max
iPhone XS
iPhone XR
iPhone X
iPhone 8 Plus
iPhone 8
iPhone 7 Plus
iPhone 7
iPhone 6s Plus
iPhone 6s
iPhone SE (2ª geração)
iPhone SE (1ª geração)
iPod touch (7ª geração)

 

 

 

Tablets compatíveis com o iPadOS 14

 

 

iPad Pro 12,9 “(4ª geração)
iPad Pro 11 “(2ª geração)
iPad Pro 12,9 “(3ª geração)
iPad Pro 11 “(1ª geração)
iPad Pro 12,9 “(2ª geração)
iPad Pro 12,9 “(1ª geração)
iPad Pro 10,5 ”
iPad Pro 9,7 ”
iPad (7ª geração)
iPad (6ª geração)
iPad (5ª geração)
iPad mini (5ª geração)
iPad mini 4
iPad Air (3ª geração)
iPad Air 2

 

 

 

Como e quando instalar o iOS 14

 

Para instalar o iOS 14, no seu dispositivo, vá em Geral > Atualização de Software, e procurar por uma nova atualização. Muito provavelmente se o update estiver disponível para o seu dispositivo, você vai receber uma notificação informando sobre o download do software.

Leve em consideração que esse é um update volumoso, de modo que é mais que recomendado que você faça isso a partir de uma rede WiFi, e com o iPhone conectado ao carregador.

Também considere realizar uma cópia de segurança de todos os seus dados salvos no dispositivo, para evitar perder tudo em caso de problemas. Você pode fazer esse backup com o seu computador via iTunes ou diretamente pelo smartphone, via iCloud.

O iOS 14 estará disponível para os usuários brasileiros hoje, 16 de setembro de 2020, entre 12h e 14h (horário de Brasília). Vale lembrar que as primeiras horas da liberação da atualização são problemáticas, com muitas pessoas tentando fazer o download da nova versão do software do iPhone, e essa manada de usuários pode fazer os servidores da Apple ficarem sobrecarregados. Logo, é mais que recomendável que você tenha uma boa dose de paciência.


Compartilhe