Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ter um maior controle das atualizações instaladas no Windows

Como ter um maior controle das atualizações instaladas no Windows

Compartilhe

Eu sei que já discuti esse assunto algumas vezes neste blog, e enfatizei sobre a importância das atualizações do nosso computador. Ter um sistema operacional desatualizado pode ser a porta aberta para problemas sérios no PC e, principalmente, para a segurança dos nossos dados armazenados.

Por outro lado, quem trabalha com o Windows desde sempre sabe muito bem que o Windows Update é uma das dores de cabeça mais conhecidas pelos usuários do sistema operacional da Microsoft. A falta de controle no processo de instalação e a impossibilidade de desativar as atualizações são frustrantes, e muitas vezes os usuários se sentem sem opções.

É importante monitorar de perto o comportamento do Windows Update, pois sempre há um patch ou uma mudança inesperada que pode causar problemas.

E é aqui que entra o Windows Update Viewer (WUView).

 

O que é o WUView?

O WUView é uma ferramenta externa que permite aos usuários ver as atualizações instaladas no Windows, algo que a Microsoft não permite com tanta facilidade.

Com uma interface intuitiva e um perfil open source, essa ferramenta é uma das mais interessantes disponíveis para quem deseja obter informações detalhadas sobre as atualizações do sistema operacional e, dessa forma, obter um maior controle sobre o que deve ou não instalar no computador para manter o sistema operacional atualizado.

E não me entenda mal, amigo leitor. Eu realmente recomendo que você mantenha o seu equipamento o mais atualizado possível para evitar problemas no futuro. O que estou sugerindo com o uso dessa solução é que você tenha o direito legítimo de estabelecer um controle maior sobre o que será atualizado ou não no seu computador.

Se em algum momento a Microsoft libera um update problemático para o Windows, você pouco tem a fazer para driblar essa atualização pelas vias normais do Windows Update. Com o WUView, você pode efetivamente determinar se aquele item será ou não instalado no seu equipamento, ou se ele deve ser removido, caso ele já esteja instalado. 7

 

Como usar o WUView

Para utilizar o WUView, basta fazer o download da versão portátil do programa e abrir o executável usando uma pasta temporária. A única exigência técnica é a versão 6.0 do .NET, mas isso não deve ser um problema para a maioria dos usuários.

Uma vez carregado, o WUView apresentará uma lista com todos os hotfixes detectados em seu equipamento, seus códigos KB associados, a data de instalação e o título oficial. A interface também inclui um painel de detalhes que contém informações secundárias sobre cada atualização, links de suporte e referências para os códigos de erro.

Uma das melhores características do WUView é a possibilidade de excluir entradas específicas, como as atualizações do Defender. Além disso, os usuários podem copiar e exportar informações em formato de texto ou CSV. Outra vantagem é que o programa funciona bem com o sistema operacional em português do Brasil, embora a interface esteja em inglês.

O desenvolvedor do WUView alerta sobre alguns bugs presentes na última versão do programa, sendo o mais importante um relatório incorreto de “Em progresso” para certas atualizações no Windows 10 (isso não acontece no Windows 11) e a reinicialização do histórico quando ocorre uma atualização importante ou reparação do Windows. Fora esses problemas, o programa funciona muito bem e vale a pena ter uma cópia à mão.

Por fim, é sempre importante lembrar que você está utilizando uma ferramenta desenvolvida por terceiros. Até o momento em que esse conteúdo foi produzido, não foram detectados indícios de que o WUView possa ser um malware disfarçado ou que ele ofereça um risco para o seu equipamento.

Porém, deixo claro que você vai utilizar essa ferramenta por sua conta e risco, e não me responsabilizo por efeitos colaterais e eventuais problemas que você pode enfrentar ao utilizar essa solução (que não é chancelada pela Microsoft).


Compartilhe