Como ter o menu iniciar do Windows 7 no Windows 10

Compartilhe

Saudosistas de plantão, esse post é para você. Tem jeito para tudo nessa vida, e muitos usuários mais veteranos sentem saudades até hoje do menu iniciar do Windows 7, que era simples, direto e perfeito. Outros tantos amaldiçoam até hoje a Microsoft pelas mudanças no Windows 8, e quando esse menu volta no Windows 10, fica a sensação que não é a mesma coisa que um dia já foi.

O menu iniciar é um elemento muito importante da experiência de uso do Windows, pois é o ponto de partida para qualquer aplicativo, jogo ou recurso para a maioria dos usuários. Mas parece que a Microsoft só se tocou disso quando recebeu xingamentos de todas as espécies quando removeu o elemento no Windows 8, na sua tentativa fracassada em tentar propor uma interface adaptada para as telas sensíveis ao toque.

O Windows 10 sanou o problema em partes. Particularmente, eu gosto do menu iniciar na atual proposta, e o design Modern UI é um dos melhores entre os dispositivos informáticos atuais. Mas tem muita gente que criou o trauma da mudança no Windows 8, e insiste em querer o menu iniciar do Windows 7 de volta.

Se depois de cinco anos de tentativas da Microsoft em melhorar o menu iniciar do Windows 10 (e vai continuar a fazer isso na próxima atualização, ao unificar esse menu com a linguagem Fluent Design, eliminando as Live Tiles que viram ícones estáticos e outros elementos visuais), é sinal que você quer uma solução que faça você voltar ao passado e integre o menu do Windows 7 no seu sistema operacional atual.

Pois bem… acho que posso ajudar nesse sentido.

 

 

 

Como ter o menu iniciar do Windows 7 no Windows 10

 

Na verdade, eu vou mostrar apenas uma alternativa no meio de tantas que existem no mercado. A má notícia aqui é que você vai precisar de um programa de terceiros para ter a sua nostalgia alimentada. Então, procure instalar no seu computador programas que foram recomendados por sites especializados no assunto (como o TargetHD.net, por exemplo), pois esses sites pesquisam e testam por você os programas mais seguros para essa finalidade.

A alternativa que indicamos nesse post é o Open Shell (antes, Classic Shell), que é um programa gratuito e de código aberto, e cumpre com o objetivo de trazer de volta o menu iniciar do Windows 7. Seu instalador está está disponível no GitHub, e é recomendado desabilitar a instalação do Classic Explorer e do Classic IE, pois isso pode gerar problemas na sua atual instalação do Windows 10.

 

 

Uma vez iniciado o programa, você tem três opções de design do menu iniciar, além da opção de substituir o botão Início com diferentes alternativas, incluindo uma imagem de sua escolha armazenada no computador. Existem outras várias opções adicionais que você pode ir testando para deixar o menu do seu jeito.

 

 

Quando você clicar com o botão direito do mouse sobre o botão iniciar, será possível acessar novamente as configurações do aplicativo e seguir testando as suas várias opções disponíveis. E quando você quiser voltar para o menu iniciar do Windows 10, basta acessar o botão específico para essa finalidade.

 

 

No final das contas, o Open Shell é mesmo para os mais saudosistas do Windows 7, e também para os mais curiosos que querem saber por que tanta gente sente falta desse menu. Para mim, o menu iniciar do Windows 10 é o suficiente para me entregar a experiência de uso que eu espero ter nesse sistema operacional. Mas para quem quer customizar o software do seu computador, não tem nada que impeça a tentativa.


Compartilhe