TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como se proteger para evitar fraudes na Black Friday seguindo conselhos de especialistas | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como se proteger para evitar fraudes na Black Friday seguindo conselhos de especialistas

Como se proteger para evitar fraudes na Black Friday seguindo conselhos de especialistas

Compartilhe

Faz tempo que a Black Friday deixou de ser uma tradição exclusiva dos norte-americanos. O período de vendas com descontos absurdos, que antes era exclusivo dos EUA, tornou-se um evento global e atraente para consumidores de todo o planeta.

Chegou a hora de você se preparar para aproveitar ofertas e antecipar os presentes de Natal. Os descontos são generosos em casos específicos, e as chances de você realizar bons negócios nas compras de produtos e serviços são enormes.

Mas é preciso ter consciência sobre as possíveis ameaças cibernéticas durante a Black Friday. E este artigo revisa as práticas mais comuns que surgiram nos últimos anos para enganar os consumidores mais distraídos.

 

Phishing e malware são as maiores ameaças

Começando pelo básico. Phishing e malware, distribuídos via e-mail e SMS, são as principais ameaças cibernéticas para os consumidores durante os períodos promocionais e em qualquer janela de vendas do ano.

Analistas especializados em segurança cibernética alertam sobre essas e abordam de tempos em tempos as estratégias mais recomendadas para combater esses golpes. E ter um senso comum e até mesmo desconfiar de tudo são medidas fundamentais para evitar cair em golpes na web.

Várias marcas populares podem ser suplantadas na web, e os especialistas alertam sobre os sites fraudulentos que se passam por marcas conhecidas. Verifique se a página que você está visitando possui o cadeado de autenticidade e tome o máximo de cuidado na verificação da identidade da página visitada.

Os cibercriminosos aproveitam a natural agitação dos internautas para colocar em prática as táticas mais sofisticadas para enganar aos mais empolgados, e está ficando cada vez mais difícil identificar as fraudes na web. Logo, preste o máximo de atenção, pois todo cuidado é pouco.

 

Outras práticas que precisam ser observadas

É fundamental que o consumidor adote medidas ainda mais proativas para combater o roubo de senhas das contas.

Aqui, o conselho que é quase uma regra é colocar uma maior ênfase em senhas fortes e únicas, pois isso pode ser algo crucial para reduzir as chances de problemas durante a Black Friday.

Como parte do comportamento de senso comum que ajuda a reduzir as chances de cair em fraudes, você deve ficar atento sobre possíveis notificações fraudulentas de empresas de entrega e compras. Infelizmente, até mesmo o serviço de courier ou alguns funcionários desonestos dos Correios podem aplicar golpes ao consumidor final na logística de entrega.

Mais uma vez, reforço nesse momento a necessidade de verificar a autenticidade do site antes de realizar a compra. Tudo o que você não quer é compartilhar os seus dados financeiros em um site fraudulento. Então, verifique se a plataforma de e-commerce onde você vai fechar o negócio é segura, confiável e autêntica.

Tome cuidado com e-mails falsos imitando lojas populares durante o Black Friday. É a mesma regra para identificar os sites falsos, com o reforço da precaução contra clicar em links suspeitos e verificar a legitimidade dos e-mails.

Sempre opte por métodos de pagamento considerados seguros, como cartões de crédito com proteção contra fraudes. Se possível, use um cartão de crédito virtual nos e-commerces, pois ele pode ser destruído após a transação.

Por fim, procure monitorar os preços dos produtos que você pretende comprar antes de finalizar o pagamento no site. E se você perceber que os seus dados bancários foram comprometidos, tome medidas imediatas, como bloquear cartões e notificar as instituições financeiras sobre o incidente (após formalizar um boletim de ocorrência).


Compartilhe