Como saber se uma oferta da Black Friday é Black Fraude

Compartilhe

A Black Friday está batendo na porta, e as promoções com promessas de preços imperdíveis serão diversas. Bom, pelo menos na teoria (e, como eu disse antes, são promessas). Então, como não cair nas armadilhas, identificando que uma “oferta” é Black Fraude?

 

 

Busque pelo produto BEM ANTES da Black Friday

Eu passei por isso recentemente. Fiz uma pesquisa para a compra de uma TV LG 49SM8000PSA, e constatei que desde ontem (24 de novembro) o valor do produto saltou de preço de forma considerável em vários e-commerces, indicando que a prática da Black Fraude está a caminho: aumento de preços para que, no dia 29 de novembro, ele volte para o preço normal em forma de “promoção imperdível”.

Compare os preços em diferentes lojas, pois descontos de apenas R$ 100 não são descontos, mas sim diferenças de preços entre as lojas. O desconto falso se materializa dessa forma também.

 

 

 

Verifique a veracidade do desconto

Alguns sites vão disponibilizar páginas específicas para as ofertas de Black Friday. verifique se o desconto aparece naquele anúncio. Caso contrário, não houve desconto: o vendedor colocou o produto ali para induzir você ao erro para comprar um produto recomendado com preço normal.

 

 

Cuidado com o parcelamento

Em alguns casos, o parcelamento pode fazer o desconto desaparecer, onde muitas promoções estão disponíveis apenas para o pagamento à vista. Algumas comissões de vendas (nas lojas físicas) superam o preço da oferta, e também podem transformar a promoção em preço original.

 

 

Verifique os sites com o histórico de preços

Vários sites se dedicam a oferecer o histórico de preços dos principais produtos de tecnologia. Não tenha receio em dedicar algum tempo na consulta desses sites. Além disso, sites e extensões do Chrome que informam se um produto realmente teve o seu preço reduzido ao visitar aquela loja virtual também são bem vindos durante a Black Friday.

E tome muito cuidado com e-commerces alternativos que oferecem preços muito reduzidos para o produto que você quer. Não existe almoço grátis nesse mundo, e um produto muito barato pode resultar em você pagando caro pela compra de um produto de qualidade e procedência duvidosa (se é que esse produto vai chegar até a sua casa).

 

 

 

Não é tão difícil assim…

Como você pode constatar, não é difícil evitar a Black Fraude na Black Friday. Basta você segurar a ansiedade, ter um pouco mais de atenção durante o processo de compra e não sair comprando na primeira promoção “imperdível” que você encontrar por aí.

Boas compras!


Compartilhe