Compartilhe

O Instagram é uma rede social muito visada pelos hackers, e não são poucos os casos de roubos de conta na plataforma. Mas existem formas de descobrir se alguém invadiu o seu perfil na rede social de fotos. Nesse post, mostramos os passos para detectar o problema (e, dessa forma, tomar providências sobre o assunto).

 

 

Como saber se alguém entrou na sua conta do Instagram

O próprio aplicativo do Instagram pode dar pistas sobre o assunto. Vá nas Configurações (no menu em sanduíche exibido no seu perfil de usuário). Depois, vá em Segurança > Acessar Dados, e procure a opção que mostra os inícios de sessão, em Atividade de Conta.

Nesse item, você pode saber quando a sua conta do Instagram foi acessada, com a data e hora exata do início da sessão, além do tipo de dispositivo que acessou a conta.

Não dá para fazer a localização ou obter o endereço IP de quem acessou a sua conta, mas apenas o histórico de conexões a atividade de início de sessão. Aqui, o máximo que você pode fazer é encerrar o acesso de determinados aplicativos que contam com a permissão do Instagram, e que foram previamente sincronizados com a sua conta de usuário.

Para isso, vá de novo em Configurações > Segurança > Aplicativos e Sites Web. Nesse item, clique em Ativas, e vai aparecer um histórico de todos os acessos e permissões do Instagram para aplicativos de terceiros. Nessa mesma tela, você pode remover o acesso dos aplicativos e dispositivos, encerrando a sessão do Instagram nos itens marcados.

 

 

Como encerrar a sessão do Instagram em todos os dispositivos?

A única forma para fazer isso de forma eficiente é cortando o mal pela raiz: trocando a sua senha do Instagram. Considere o procedimento adicional de verificação em dois passos, método de segurança onde você é avisado via SMS ou notificação no smartphone quando alguém tenta entrar na sua conta a partir de outro dispositivo.

 

 

Como ativar a verificação em dois passos no Instagram

Vá em Configurações > Segurança. Clique em Autenticação em Dois Passos e ative as duas opções disponíveis: mensagem de texto e aplicativo de autenticação. Então, siga os passos do assistente para completar a configuração de segurança, e pronto: verificação em dois passos ativada.

 

 

Como mudar a senha no Instagram

Ainda em Segurança, vá na opção de senha. Para mudar a senha, é preciso digitar a senha atual e digitar duas vezes a nova senha. Uma vez confirmada a mudança, a sessão atual do Instagram será encerrada em todos os dispositivos.


Compartilhe