Compartilhe

Se você é dono de uma grande empresa e sofreu um ataque contra a segurança dos dados que ficam sobre a sua responsabilidade? Sem problemas: tem um site que convida a refletir sobre o evento, sempre entregando a desculpa perfeita para a imprensa.

Why the fuck was I breached?” é um site que promete gerar desculpas perfeitas para desenvolver um comunicado sobre as causas de uma brecha de segurança de um serviço online. E de graça!

 

 

É uma brincadeira, mas poderia ser verdade no mundo real

 

 

O site, além de ser uma brincadeira desmedida e um tanto quanto sarcástica, é um convite à reflexão sobre os problemas de segurança que tomamos conhecimento com maior frequência nos últimos meses. Violações de privacidade de empresas e usuários que acontecem por diversas vezes e, na maioria dos casos, por causa da falta de zelo ao administrar tais dados. Senhas ruins, ausência de atualizações, medidas de segurança ineficientes e outras posturas que não recomendamos.

Ao atualizar a página ou clicando em um botão em específico para a mesma função, a desculpa padrão é modificada, e a resposta busca conexões com escândalos de segurança que estão diretamente relacionados com o roubo de dados, o que acaba entregando as desculpas mais hilariantes e recorrentes:

 

“Os malditos norte-coreanos usaram infiltrados para acessar alguns dados. Mas desde então compramos um IDS, para que não volte a acontecer.”

“O maldito grupo Anonymous usou um problema no WordPress 1.0 para violar nossos servidores de alta segurança. Mas desde então vimos o filme “Hackers” oito vezes seguidas, para que isso não volte a acontecer.”

“As malditas ameaças avançadas e persistentes usaram força avassaladora para nos fazer parecer mal. Mas desde então, pedimos desculpa, para que isso não volte a acontecer.”

“Os malditos hackers usaram ataques DDoS para transferir 7 petabytes de dados. Mas desde então copiamos e colamos uma política de segurança que encontramos no Google, para que isso não volte a acontecer.”

“Os malditos chineses usaram engenharia social baseada em lápis e papel para causar uma quantidade indeterminada de danos. Mas desde então temos trabalhado com as forças de segurança, para que isso não volte a acontecer.”

 

Acesse | Why the fuck was I breached?


Compartilhe