Dizer que o Facebook é uma empresa que vive de publicidade é quase uma obviedade. O serviço é gratuito e não existe almoço grátis. Logo, alguém tem que pagar a conta. E nessa equação, nossos dados valem ouro.

Talvez você não seja consciente da quantidade de informações que você compartilha com a rede social de Mark Zuckerberg e sobre quais empresas tem acesso a esses dados. Os anunciantes do Facebook acessam os dados dos usuários da plataforma para segmentar os anúncios e campanhas de marketing.

Nesse post, explicamos como você pode saber quais empresas contam com os seus dados. Obviamente, a lista de marcas é diferente para cada usuário.

Para isso, você fará uso de uma ferramenta que está disponível no seu próprio perfil do Facebook, mas que é tão bem escondida que é preciso vasculhar entre uma ultrajante quantidade de menus e opções.

 

Estas empresas sabem tudo sobre você graças ao Facebook

Para ver a lista de empresas que contam com os nossos dados, é preciso ir na flecha que indica abaixo no canto superior direito da página do Facebook, ao lado da campainha de notificações e no ícone com a interrogação.

No menu que vai abrir, vá em Configurações, e na nova página, procure na coluna da esquerda uma seleção chamada Anúncios. Clique nela.

Uma nova tela de opções é exibida, e é preciso ir ao segundo item, Anunciantes. Olhamos para a primeira opção, e vemos como os anunciantes estão adicionados na sua lista de contatos do Facebook.

Assim, identificamos as empresas que contam com nossa informação pessoal, mas que nunca interagimos com elas uma vez que nossos amigos também podem compartilhar (inclusive sem saber) informações de nosso perfil.

 

Como modificar esses parâmetros?

Para mudar algum dos aspectos relacionados com os anúncios do Facebook, como eliminar temas ou proibir o acesso a alguns dos nossos dados, é preciso ir até o segmento que o Facebook tem para essa finalidade.

Lá, podemos navegar e modificar diversas opções para minimizar o que as empresas anunciantes da plataforma sabem sobre nós.