O Windows 10 tem um problema: é pouco customizável. Para deixar o sistema operacional com a sua cara, é preciso recorrer a aplicativos de terceiros. Porém, quando um programa funciona tão bem para essa tarefa, ele mais ajuda do que atrapalha.

O TraslucentTB é um aplicativo que, entre outras coisas, permite deixar a barra de tarefas transparente. Um detalhe mais estético que qualquer outra coisa, mas que ajuda a aumentar a imersão do fundo da área de trabalho.

Mas… espere! Tem mais!

Deixar a barra de tarefas transparente é perfeito quando você tem um fundo de tela bem feito, além de deixar o Windows 10 com a sua cara. E a melhor parte é que o software em questão não é difícil de ser configurado.

Primeiro, você precisa realizar o download do Traslucent a partir da loja do Windows. O aplicativo é gratuito e não produz problemas de desempenho, já que não consome recursos dos sistema. É executado em segundo plano e pode ser configurado a partir da própria barra de tarefas.

No modo Regular, você pode ver a barra de tarefas do Windows 10 da forma que você sempre viu, ou deixá-la totalmente transparente, ou que ela seja opaca, ou que siga as linhas do Fluent Design… tudo depende do seu gosto e do que você quer.

Fato é que você pode escolher qual é a aparência que a sua barra de tarefas pode ter quando uma janela está aberta. Podemos configurar para que ela continue a ser transparente, ou selecionar os outros modos disponíveis. Isso se aplica quando abrimos o menu Iniciar, o Cortana, o Timeline do Windows, entre outros. Além disso, podemos salvar os ajustes e carregar outros para não ter que configurar o aplicativo para cada item.

De novo: este é um aplicativo gratuito. E ele pode trabalhar com outros apps que podem customizar ainda mais a área de trabalho. E este deveria ser um item a vir como padrão no Windows 10. Esperamos que no futuro a Microsoft ofereça mais possibilidades de personalização aos seus usuários.

 

Download | TraslucentTB