TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como restaurar o Windows 10 com um único comando | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como restaurar o Windows 10 com um único comando

Como restaurar o Windows 10 com um único comando

Compartilhe

Na hora do desespero, termos com o Restabelecer, Recuperar ou Restaurar o Windows 10 são sinônimos. Todos eles levam ao mesmo objetivo: resolver problemas sérios que estão presentes no sistema operacional da Microsoft, atrapalhando o seu bom funcionamento.

Restaurar o Windows 10 para as suas configurações de fábrica é um procedimento de manutenção que qualquer usuário (independente do nível de conhecimento) deve conhecer, pois certamente vai usar um dia, mais cedo ou mais tarde. Qualquer sistema operacional vai se degradando com o passar do tempo, e isso acaba prejudicando o seu desempenho.

Neste post, vamos mostrar como você pode restaurar o Windows 10 para as suas configurações de fábrica com um simples comando, o que simplifica o processo para os usuários mais leigos.

 

 

 

Recuperar o Windows 10 com apenas um comando

O procedimento que vamos mostrar neste post está no meio do caminho entre criar um ponto de restauração e realizar uma instalação completa do Windows 10 do zero. E essa é uma das mais interessantes soluções adicionadas pela Microsoft para o sistema operacional.

Estamos falando da reinstalação do Windows a partir da nuvem.

Esse método dispensa a necessidade de utilização de uma mídia física de recuperação ou do uso de arquivos locais, driblando assim problemas de software causados por arquivos corrompidos ou afetados por malwares. É uma ótima solução para um computador que não está funcionando corretamente e precisa ter o Windows recuperado de forma eficiente.

E para realizar essa manutenção, você pode simplesmente recorrer ao aplicativo geral de Configurações do Windows e acessar Atualização e Segurança > Recuperação > Restabelecer.

Outra via bem mais rápida para realizar o mesmo procedimento é abrir o Console do Windows, também conhecido como Prompt de Comando. Aqui, você executa a manutenção a partir das clássicas linhas de comandos, algo que os usuários mais veteranos estão mais do que acostumados.

Por esse processo, a recuperação do Windows é executada com apenas dois passos:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Menu Iniciar do Windows 10 e, no menu que vai aparecer, selecione o item Windows PowerShell (admin).
  2. Na tela de prompt, digite o comando systemreset -factoryreset e tecle ENTER.

Vai abrir a janela de opções de recuperação do sistema operacional, com duas opções: manter os seus arquivos pessoais ou apagar toda a unidade onde o Windows está instalado.

Nos dois casos, todos os aplicativos e configurações do sistema operacional serão apagados, acessando o Windows RE (o ambiente de recuperação do Windows), apagando e formatando todas as partições do sistema antes de instalar uma nova cópia do Windows 10.

 

 

 

Conselhos finais

Antes de avançar no procedimento de recuperação do Windows 10, é fundamental ter em mente exatamente o que deseja fazer. E, em função disso, tomar algumas providências prévias.

Em todos os casos (porque é melhor prevenir do que remediar), é fundamental que você realize uma cópia de segurança dos seus arquivos pessoais em outra unidade de armazenamento (de preferência, fora do seu computador, ou em um HD externo), pois você nunca sabe quando a recuperação pode apagar dados que são importantes para o seu dia a dia.

Se você optar por manter os seus arquivos, a ferramenta fará uma cópia prévia desses dados para depois devolver os arquivos na unidade original. Porém, algo pode dar errado no procedimento. E você não vai querer arriscar, certo?

Por isso, faça o backup dos seus dados pessoais do mesmo jeito.

Uma vez que o processo de recuperação do Windows for concluído, você pode acessar o Windows Update par atualizar o sistema operacional para a última versão de segurança, instalar os seus aplicativos e jogos, os drivers de seu hardware e pronto: vida nova no computador.

Boa sorte!


Compartilhe