Você deve sempre se preocupar com o seu computador, independente do tipo de uso que você dá para ele. Seus dados, arquivos e configurações podem ser perdidas a qualquer momento, e custa muito reativar todas as contas e recuperar os dados.

As atualizações podem causar problemas, e você pode se proteger desse e de outros imprevistos criando um ponto de restauração, que nada mais é que uma cópia de segurança para o PC, que salva no disco uma imagem de seu sistema em momentos específicos, que reverte um sistema em caso de falhas.

Na prática, é marcar uma data ao qual o sistema vai voltar no tempo para voltar ao status onde ela funcionava bem. É uma proteção para os seus dados, inclusive contra o próprio usuário.

É algo bem simples.

No quadro de busca (junto ao botão Iniciar), digite ‘Criar Ponto de Restauração’. Escolha o primeiro resultado da busca. Na nova janela, vá em Configuração, e escolha Ativar a Proteção do Sistema. Você pode escolher o quanto de espaço em disco você vai utilizar para criar pontos de restauração.

Volte para a janela anterior e escolha quais as unidades de armazenamento do seu computador que você quer proteger com os pontos de restauração. Lembrando que, quanto mais você protege, mais espaço a ferramenta vai ocupar.

Agora, basta clicar em Criar, e pronto. Seu Ponto de Restauração está completo.

Para utilizar esse ponto, na mesma janela onde ele foi criado, há uma opção para restaurar o sistema. Clique nesse item e escolha um dos pontos já criados.

O Windows cria esses pontos de restauração de tempos em tempos. Se você não criou nenhum, pode encontrar alguns deles na lista. Mas é sempre melhor usar um ponto que você criou, pois assim você tem certeza que vai restaurar as coisas do jeito que você precisa.

Também existe a opção de restaurar o sistema, também escolhendo um ponto de restauração. É bom ficar preparado para os desastres.

Em caso de falhas críticas com o seu PC, você pode voltar para um estado onde tudo funcionava bem. O que você não pode fazer é repetir os mesmo erros. Repetir o erro é burrice.