As soluções para falhas de impressão a partir do celular
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | As soluções para falhas de impressão a partir do celular

As soluções para falhas de impressão a partir do celular

Compartilhe

Imprimir documentos a partir de um smartphone não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Eu mesmo já tentei algumas vezes, e não consegui. Por isso, o post que você vai ler serve inclusive para este velho blogueiro que escreve essas linhas.

Na verdade, não são necessárias configurações muito complexas para tudo funcionar. Basta ter um smartphone e uma impressora conectadas na mesma rede sem fio. O problema é fazer isso funcionar em harmonia.

Aqui, você encontra algumas soluções para imprimir documentos a partir do seu smartphone.

 

 

 

Por que isso acontece?

 

É mais comum do que parece, e vários são os fatores para influenciar no problema (o smartphone, o software, o roteador e o tipo de conectividade e até a própria impressora). É preciso verificar cada elemento envolvido no processo para solucionar o problema, ou procurar por métodos de impressão alternativos.

Dito isso, vamos mostrar algumas possíveis soluções.

 

 

 

Reinicie tudo

 

Tantos elementos sem fio conectados podem atrapalhar. Por isso, reinicie a impressora, o roteador e o smartphone para eliminar possíveis erros de status de rede e hardware.

 

  1. Desligamos a impressora e ligamos novamente.
  2. Desconectamos o cabo de alimentação do roteador, esperamos dez segundos, reconectamos o cabo e esperamos que a conexão à Internet seja concluída.
  3. Mantemos pressionado o botão de energia tocamos em “Reiniciar” seu telefone ou tablet.

 

 

 

Verifique a conexão de rede

 

Verifique se tanto a impressora quanto o smartphone estão conectados na mesma rede local WiFi, e se os dois estão na mesma frequência de rede (2.4 GHz ou 5 GHz).

 

 

 

Controle o ambiente onde você está

 

Vários outros fatores podem impedir a impressão a partir do smartphone, como paredes, objetos de metal e sistemas eletrônicos que emitem sinais de rádio. Tudo isso pode interferir no sinal WiFi. Retire o case do smartphone, pois ele também pode atrapalhar no sinal da rede sem fio.

 

 

 

Agregar o serviço de impressão

 

O serviço de impressão pode ter apagado acidentalmente. Para agregá-lo novamente, no smartphone, vá em Ajustes > Conexões > Impressão, e toque em Adicionar Serviço. Na lista de serviços disponíveis, escolha o correspondente à sua impressora.

 

 

 

Eliminar trabalhos pendentes

 

Um dos erros mais frequentes. É quando a impressora está ativa, mas com impressões pendentes na fila. Aqui, a solução é simples:

 

  1. No smartphone, vá em Ajustes > Aplicativos, e selecione Administrador de trabalhos de impressão > Fila de impressão. Ou toque em Armazenamento > Administrador de trabalhos de impressão.
  2. Toque em Forçar parada e, depois, em Apagar dados.
  3. Se a impressora está conectada a um PC, vale a pena realizar o mesmo processo, cancelando as tarefas de impressão pendentes tocando sobre o ícone da impressora na barra de tarefas.
  4. Reinicie o smartphone e tente imprimir novamente o documento.

 

 

 

WiFi Direct

 

Esse recurso permite que o smartphone e a impressora estabeleçam uma conexão direta entre si, dispensando o roteador como intermediário.

Para fazer isso, vá em Ajustes > Conexões e toque em WiFi Direct. Na lista de opções que vai aparecer, escolha a sua impressora. Depois, toque sobre o nome da mesma e a conexão vai acontecer em segundos.

 

 

 

Via NFC

 

Aqui, tanto a impressora como o smartphone precisam contar com o NFC para a impressão funcionar. Ative a funcionalidade nos dois dispositivos, e dependendo da sua impressora, é preciso fazer o download do aplicativo correspondente para iniciar a impressão por esse modo. Então, selecione o documento e envie o mesmo para a impressão sem fio.


Compartilhe