TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como resolver o problema do Windows 10 e 11 não apagar todos os seus arquivos após a “formatação” do sistema | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como resolver o problema do Windows 10 e 11 não apagar todos os seus arquivos após a “formatação” do sistema

Como resolver o problema do Windows 10 e 11 não apagar todos os seus arquivos após a “formatação” do sistema

Compartilhe

A Microsoft te enganou esse tempo todo!

A gigante de Redmond confirmou que existe uma falha no Windows 10 e Windows 11 que impede que o sistema operacional apague corretamente todos os arquivos que deveria apagar em caso de formatação ou recuperação do sistema a partir de sua função integrada nas Configurações.

O recurso permite a reinstalação do Windows eliminado arquivos e deixando o sistema operacional como novo. Porém, ele não elimina as pastas do OneDrive que o usuário sincronizou com a nuvem da Microsoft.

E eu nem preciso dizer como isso pode gerar dores de cabeça para os usuários no futuro.

Neste post, vamos mostrar como você pode evitar que a falha se faça presente em uma futura formatação do Windows no seu computador.

 

 

 

Entendendo o problema na prática

Faz tempo que o Windows 10 oferece uma opção para restabelecer o sistema operacional para o seu estado original, algo que tem (quase) o mesmo efeito que formatar o disco e reinstalar o sistema a partir de um pendrive ou DVD, mas economizando alguns passos no processo.

Aqui, fica evidente que RECUPERAR o Windows ao seu status de fábrica não é a mesma coisa que FORMATAR o computador e instalar manualmente o sistema operacional da Microsoft. Pode dar mais trabalho a formatação, mas é sem dúvida um processo muito mais completo e eficiente.

De qualquer forma, recuperar o Windows pode ser útil para manter os arquivos pessoais. Mas não serve de muita coisa quando o sistema operacional erra ao afetar os arquivos que estão nas pastas OneDrive ou OneDrive for Business que foram sincronizadas de forma local.

Os arquivos do OneDrive que só estão na nuvem não serão afetados pelo processo, mas sim aqueles arquivos que não foram sincronizados localmente. Traduzindo: as chances do usuário perder dados importantes com o processo são enormes.

A Microsoft está trabalhando em uma solução para o problema. Mas enquanto um patch não é enviado ao Windows, você pode seguir as dicas abaixo para mitigar o problema, caso realmente necessite recuperar um computador nos próximos dias.

 

 

 

Como evitar ser afetado por essa falha?

Faça o seguinte:

  • Para evitar o problema antes de realizar o procedimento de recuperação do Windows, encerre a sessão ou desvincule o OneDrive antes. Você vai encontrar instruções detalhadas sobre o procedimento no site de suporte da Microsoft.
  • Para solucionar o problema em equipamentos que já realizaram o processo de recuperação do Windows, elimine a pasta Windows.old a partir da ferramenta de liberação de espaço nas Configurações do Windows. Você também vai encontrar instruções detalhadas sobre este procedimento no site de suporte da Microsoft.

O mais bizarro nisso tudo é que este erro é o contrário do que aquele apresentado no Windows 10 October 2018 Update, que apagava arquivos que não devia. Agora, ele mantém arquivos que deveriam ser removidos.

É… algumas coisas bem estranhas acontecem na Microsoft, onde os responsáveis pelo desenvolvimento do Windows devem exagerar um pouco na cerveja irlandesa durante o “casual friday”.

Vale lembrar que a nova falha do Windows afeta o Windows 11 21H2, Windows 10 21H2, Windows 10 21H1 e Windows 10 20H2. Logo, fique de olho se você está usando uma dessas versões do sistema operacional da Microsoft.


Compartilhe