TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como resolver o problema de desempenho do Windows 11 nos processadores AMD Ryzen | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como resolver o problema de desempenho do Windows 11 nos processadores AMD Ryzen

Como resolver o problema de desempenho do Windows 11 nos processadores AMD Ryzen

Compartilhe

O Windows 11 teve um início de ciclo muito mais complicado do que a Microsoft desejava, mas mais do que previsível diante do curto tempo de testes que o sistema operacional teve. De qualquer forma, a gigante de Redmond está trabalhando rápido para resolver a maioria dos problemas que apareceram nessa primeira versão.

No caso dos usuários com computadores que recebem os processadores AMD Ryzen, os problemas são ainda mais sérios. Uma série de problemas combinados resultaram em uma queda de desempenho dos equipamentos com Windows 11 de até 15%.

Neste post, vamos mostrar como resolver os problemas dos computadores com processadores AMD Ryzen que estão rodando o Windows 11 neste momento.

 

 

 

Todo problema tem solução (ao que parece…)

Os problemas do Windows 11 com os chips AMD foram revelados rapidamente, ou tão logo a primeira versão final ficou disponível para os usuários. Porém, esses problemas se amplificaram ainda mias com a primeira atualização para supostamente corrigir os problemas, algo que não aconteceu por completo.

A boa notícia é que o novo parche opcional do Windows 11 (KB5006746) parece solucionar o principal problema dos computadores com AMD Ryzen, que é no armazenamento em cache L3. Essa falha fez com que alguns aplicativos no sistema operacional da Microsoft acabaram executando com um desempenho pior que o habitual.

Essa atualização também conta com várias soluções para o Windows 11, incluindo a resolução do problema que resultou na inoperância do Menu Iniciar e da nova barra de tarefas do sistema operacional. Os dois elementos não eram exibidos de forma correta em alguns computadores.

Além disso, o update opcional também corrige vários outros problemas menores que afetavam a parte de som do computador, as conexões Bluetooth, os tempos de inicialização dos aplicativos, as buscas no Windows 11 e outros detalhes.

O Windows 11 também vai receber atualizações mensais, alternando entre aqueles updates que chegam na segunda terça-feira de cada mês, além das atualizações opcionais, que são entregues na segunda quinzena de cada mês. As correções de erros e melhorias de software são de atualização obrigatória em algum momento no futuro.

 

 

 

…Mas nem todos os problemas foram resolvidos

Se você pensa que o update indicado acima vai resolver todos os problemas pendentes no Windows 11 instalado nos computadores com chips AMD Ryzen, se enganou.

O sistema operacional ainda está enfrentando problemas em função de uma falha no controlador UEFI CPPC (Collaborative, Power And Performance Control 2). Este recurso é responsável por programar subprocesssos ao núcleo mais rápido dos processadores AMD, e é ele quem permite que o computador entregue um melhor desempenho na execução de alguns aplicativos específicos.

A característica não funcionou conforme o esperado nos processadores com oito núcleos ou mais e em um TDP com mais de 65 watts. Dessa forma, não é nenhum exagero afirmar que a grande maioria dos computadores para games com CPU Ryzen foram afetados por esta falha.

Tanto a Microsoft como a AMD confirmaram que uma correção do Windows 11 para usuários de computadores com CPU Ryzen, Epyc ou Threadripper está a caminho (ou já está disponível, se você estiver lendo este arquivo no futuro).


Compartilhe