Como remover rápido e com segurança um pendrive no Windows 10

Compartilhe

Eu sei que você já removeu o pendrive da porta USB com toda a pressa do mundo pelo menos uma vez na vida, pois não quis esperar o Windows remover o dispositivo de forma adequada. A boa notícia é que você não mais precisa usar esse processo, pois existem outras formas mais rápidas e inofensivas para desativar o dispositivo USB conectado no PC.

O Windows 10 acabou com essa tradição que mais representa uma perda de tempo do que um procedimento de segurança efetivo, já que eu fui uma das vítimas dessa prática, perdendo dados importantes mesmo adotando o procedimento correto.

De qualquer forma, você precisa ter cuidado na hora de remover o pendrive do computador, pois sempre existe o risco de alguns arquivos seguir em uso ou em modo de gravação durante a desconexão, o que pode danificar o arquivo em casos mais graves. Por isso, sempre que você for desconectar um pendrive do PC, certifique-se que o seu conteúdo não está em uso.

Dito isso, vamos aos fatos.

 

 

 

Use USBs com LEDs

 

É possível que o seu pendrive esteja em uso em segundo plano e você nem fica sabendo disso. Nesse caso, use pendrives ou unidades USB que contam com uma luz LED como um modo de alerta para você.

Se o LED está apagado, você pode remover o pendrive rapidamente do computador. Se ele estiver piscando ou aceso, pense dez vezes antes de fazer isso, pois você pode perder dados se remover o dispositivo de forma repentina da porta USB.

 

 

 

Ative a eliminação rápida no Windows 10

 

O Windows 10 oferece uma opção de remoção rápida padrão para todos os dispositivos USB, o que evita uma remoção tão cuidadosa. Esse recurso realiza o bloqueio da memória cache de gravação, e isso ajuda a agilizar todo o processo.

A memória cache de gravação serve para acelerar o processo de gravação de dados em uma unidade USB, mas conta com o inconveniente de fazer o usuário pensar que um processo de gravação está completo quando, na realidade, ainda está em execução no segundo plano.

Para desativar esse recurso e permitir que o Windows aplique a remoção rápida das unidades USB, vá até o Administrador de Dispositivos (procure por ele no menu do Windows para entrar mais rápido ao recurso) e, uma vez dentro, verifique a lista até o final, para encontrar o recurso de Unidades de Disco.

Aqui, você vai ver todos os dispositivos que estão conectados no seu computador. Então, clique no botão direito do mouse em cima de uma de suas unidades USB e, no menu contextual, clique em Propriedades. Aqui, encontraremos em Diretivas a função de extração rápida e segura, mostrando se a mesma está ativa e para que serve.

Dessa forma, você pode remover a unidade USB do seu computador de forma rápida e com segurança quantas vezes quiser, sem medo de ocorrer uma falha na unidade em questão, por ainda estar em uso.

 

 

 

Conclusão

 

É sempre melhor prevenir do que remediar.

Se você é um apressado na vida, e sabe que vai colocar a mão e remover o pendrive do computador de forma apressada, ative o recurso de remoção rápida de unidade e ao menos certifique que não vai perder nenhum arquivo importante por causa de sua pressa.


Compartilhe