Como carregar alguns sites sempre no modo anônimo

Compartilhe

O modo anônimo (ou modo de navegação privada) é aquele onde (em teoria) o navegador web não registra nada de sua atividade durante a sessão de acesso na internet no equipamento em uso. E falamos que essa é uma teoria, pois nada garante que algumas informações de acesso não sejam identificadas pelos sites ou pelo próprio navegador.

Ou seja, o uso do modo anônimo em um navegador web não quer dizer que você não vai deixar rastros na web em muitos dos sites que você navega. Afinal de contas, não existe o anonimato na web. Alguém sempre vai saber alguma coisa de alguém que está conectado na rede.

O modo anônimo pode ser usado para diversas finalidades, onde o mais simples deles é apenas e tão somente para não deixar rastro de navegação no histórico do navegador. Muitas vezes o internauta simplesmente não quer deixar rastros nos sites ou não quer ser reconhecido na internet por qualquer motivo, e nem sempre o navegador permite fazer isso de forma seletiva, escolhendo os sites onde você pode ficar anônimo na web.

Por isso, você vai precisar de uma extensão no navegador web que permite a seleção para determinados sites que sempre serão acessados em modo anônimo, com domínios previamente determinados para esse modo.

Apesar de ser uma extensão relativamente antiga, a Auto-Incognito Filter faz exatamente isso, e funciona perfeitamente no Google Chrome até hoje: ela permite a escolha dos domínios que serão acessados pelo modo incógnito do navegador. E, por conta de sua compatibilidade, é uma extensão que também funciona em navegadores com a base Chromium, como são os casos do Microsoft Edge e tantos outros similares.

Nesse post, vamos observar melhor como essa extensão funciona.

 

 

 

A extensão faz o que pede, mas com uma limitação

 

 

O objetivo dessa extensão é bem simples: você pode digitar manualmente alguns domínios na barra de endereços, ou acessá-los através de links nas redes sociais ou ferramentas de busca como o Google Search e, uma vez acessados esses sites, eles carregam em uma aba no modo anônimo, automaticamente. Sem novas configurações ou ajustes.

Porém, isso é algo que mesmo com a extensão instalada não será possível, já que o Chrome (ou navegadores web compatíveis com o Chromium) não abrem abas privadas, mas apenas JANELAS privadas. E, acredite: isso faz uma grande diferença na dinâmica que estamos buscando aqui.

Ou seja, todas as vezes que você deseja navegar anonimamente em algum domínio em modo anônimo de navegação, o que essa extensão faz é abrir automaticamente uma janela privada, o que pode quebrar um pouco o fluxo de trabalho daqueles que já estão acostumados a trabalhar com várias abas abertas no navegador. Por outro lado, automatiza o processo de abrir janelas incógnitas, dispensando a necessidade em executar esse comando manualmente.

Ou seja, no final das contas, a extensão ainda serve para alguma coisa.

 

 

Utilizar a Auto-Incognito Filter é tão fácil como clicar no seu ícone que vai aparecer após o processo de instalação da extensão. O ícone vai aparecer do lado direito da barra de endereços do navegador, e então basta digitar no seu quadro de texto os domínios que queremos que sejam exibidos na aba anônima. Para adicionar um novo site na sua lista de favoritos ao anonimato, basta digitar o seu endereço e clicar em Add Filter.

Feito isso, todos os domínios e subdomínios do site escolhido serão carregados em uma janela anônima. Simples assim.

 

 

Via Auto-Incognito Filter


Compartilhe