Perder a conta do WhatsApp é um desgosto que ninguém quer ter. Mas se você violar a política de uso do aplicativo, isso pode acontecer.

Se o WhatsApp suspender a sua conta, é normal que o serviço informe que “o seu número não está autorizado a usar o nosso serviço”, ou não ver mais nada no aplicativo. Você não pode entrar nele, não pode mandar mensagens, ver mensagens… não pode fazer nada.

Agora… por que isso acontece? O que faz o WhatsApp suspender uma conta?

De um modo geral, quem envia muitas mensagens para contatos que não estão em sua agenda ou mandam a mesma mensagem para muitos usuários ao mesmo tempo podem ter problemas com o WhatsApp. A plataforma identifica a ação como spam ou publicidade invasiva, e suspende automaticamente a conta.

 

 

Alguns dos principais motivos para o WhatsApp suspender uma conta

– Envio de spam
– Irritar outros usuários
– Utilizar textos ou imagens que violam as condições do serviço (conteúdos obscenos, ilegais, racistas, xenofóbicos, ameaças, etc)
– Ser bloqueado por muitos usuários em um curto período de tempo

 

 

Como recuperar a sua conta do WhatsApp suspensa

Se você caiu nesse post, é porque muito provavelmente a sua conta do WhatsApp foi suspensa. Fique calmo. Se você não fez um abuso premeditado da plataforma e sua conta nunca foi bloqueada antes, ela será desbloqueada depois de algum tempo. Em 72 horas, você vai receber todas as mensagens que enviaram para você no período em que a conta estava bloqueada.

Para reativar a conta, o primeiro passo é mandar um e-mail para o endereço support@whatsapp.com, incluindo os seguintes detalhes:

– Número do telefone + código de área do país (no Brasil +55)
– Comente o modelo completo do dispositivo que você utilizava no momento em que a conta foi suspensa.
– Escreva no campo de mensagem o ocorrido. Se for em inglês, melhor. Comente que a conta foi suspensa e peça a reativação da conta para o quanto antes.

Depois disso, só resta esperar pela resposta do WhatsApp. Se você não é reincidente, o normal é a empresa entrar em contato com você. Se depois de uma semana nada acontecer, você pode re-enviar o e-mail para o mesmo endereço.

Leve em consideração que, se o tempo passa e o WhatsApp não dá sinal de vida, não vai restar outra alternativa a não ser aceitar que você perdeu a sua conta para sempre, e criar uma nova conta com outro número de telefone… e começar do zero, avisando os seus contatos sobre a mudança de número de telefone.