Compartilhe

Nenhum periférico é perfeito, mas no caso de um cartão de memória danificado, ainda é possível recuperar as informações armazenadas. E, mesmo quando não é possível, pelo menos podemos formatá-lo para eliminar erros e continuar a usar o periférico novamente.

Nesse post, vamos explicar o passo a passo para recuperar e formatar um cartão SD ou MicroSD que está danificado.

Para começar, é preciso executar um comando para o console do Windows 10 localizar os erros na unidade, tentar repará-los e recuperar os arquivos que estão nele. E se isso não for suficiente, nós damos os passos sobre como formatar a unidade para poder reutilizá-la.

 

 

Como recuperar um cartão SD ou micro SD danificado

Primeiro, coloque o cartão danificado no slot correspondente do seu PC ou laptop. Se você não tem o slot no equipamento, use um adaptador. Agora, pressione as teclas Windows + R e, na janela que aparecerá para executar os comandos, digite CMD e pressione o botão Enter. Ao fazer isso, você vai acessar o console de comando do Windows 10.

Agora que você está no console do Windows, usaremos um comando específico para pesquisar e tentar resolver possíveis problemas em uma unidade de armazenamento. O que você tem a fazer é digitar o comando chkdsk X: / F / R substituindo “X” pela letra da sua unidade, de modo que se a letra da SD ou microSD é D:, o comando é chkdsk D: / F / R.

Os dois comandos que indicamos não são aleatórios. O comando / F implica em resolver os erros detectados pelo sistema, enquanto o comando / R analisará a unidade procurando setores danificados no disco e, se possível, vai recuperar todas as informações. Eles não são comandos milagrosos, mas em alguns casos eles podem ajudá-lo a recuperar dados da unidade danificada.

 

 

Se isso não funcionar, só resta formatar

Caso os dois comandos não funcionam ou retornem algum tipo de mensagem de erro, você só terá como opção formatar o cartão. Para fazer isso, insira o cartão no computador e, quando ele for detectado no gerenciador de arquivos, clique nele com o botão direito do mouse para abrir o menu pop-up no qual você deve clicar na opção Formatar.

Você vai entrar na janela de formatação. Aqui, você deve primeiro escolher o sistema de arquivos que deseja usar, lembrando que apesar de sugerir o FAT32 por padrão, você pode usar outros formatos como o NTFS no caso de desejar ter arquivos muito pesados. Em seguida, escolha se você deseja a opção de formatação rápida. Se você teve problemas e falhas no cartão, o melhor é desativar a formatação rápia e realizar uma formatação completa.


Compartilhe