Início » Dicas, Truques e Macetes » Como recuperar abas fechadas nos principais navegadores web

Como recuperar abas fechadas nos principais navegadores web

Compartilhe

Certamente você já fechou uma aba do seu navegador contra a sua vontade. Os usuários mais intensos de internet e os que acumulam várias abas abertas já passaram por isso.

Pois bem, existem algumas soluções para você voltar atrás e recuperar uma aba fechada. A mais lógica é recorrer ao histórico de navegação, procurar o site em questão e voltar a abrir a aba. A outra, mais rápida, implica no uso de opções especificamente desenvolvidas para os principais navegadores do mercado (Chrome, Firefox, Safari e Edge).

 

 

 

Um atalho no teclado para dominar (quase) todos

 

 

A forma mais simples para recuperar uma aba fechada nos principais navegadores web (com exceção do Safari da Apple) é a partir do atalho do teclado: Control + Shift + T.

Para se lembrar qual letra é, basta lembrar que Tab é Aba em inglês.

Já no Safari, o atalho do teclado é: Cmd + Z.

O atalho de teclado para Chrome, Opera, Firefox ou Edge requer um certo contorcionismo de dedos, mas vale a pena. Pela repetição, você pode reabrir as abas na ordem inversa de quando elas foram fechadas.

 

 

 

Reabrindo abas fechadas com o mouse

 

 

Se lembrar de mais um atalho no teclado é um problema para você, o normal é recorrer ao mouse. Em todos os navegadores, o procedimento é o mesmo: vá até a zona superior da janela, no espaço dedicado às abas, e em uma parte vazia dessa área, clique com o botão direito do mouse.

Um menu vai aparecer. Nesse menu, dependendo do navegador que você está utilizando, a opção para voltar a abrir uma página fechada terá diferentes nomes, mas com a mesma finalidade. Clique na frase correspondente, e a última aba fechada será reaberta.

No Microsoft Edge, o procedimento é um pouco diferente. Aqui, é preciso ir até o histórico de navegação para reabrir uma aba fechada. Clique sobre os três pontos localizados na parte superior direita da tela, selecione Histórico e clique sobre a aba fechada que queremos reabrir.

Uma última consideração: nem todos os navegadores reabrem as abas fechadas da mesma forma quando elas contam com um formulário ou folha de dados para preencher. Chrome, Opera e Firefox recuperam os dados já introduzidos. Já o Edge devolve o formulário em branco.

Logo, tenha isso em mente ao utilizar um navegador web: se você trabalha com dados a serem digitados e não quer perder esses dados em caso de falhas, escolha sabiamente qual o navegador que você quer utilizar para essa tarefa.


Compartilhe