Compartilhe

Fazer cópias de segurança dos nossos dados nunca é demais. Eu sei que esse é o tipo de procedimento que muita gente não gosta de fazer por pura preguiça ou falta de vontade em esperar o procedimento ser concluído. Mas é melhor fazer o backup do que ficar em desespero quando o pior acontecer.

Além de fazer o backup, é sempre bom ter o backup sempre à mão. E a nuvem do Google oferece uma forma muito simples de guardar os seus valiosos dados, de forma segura e livre de erros que podem se fazer presentes no seu computador, como uma falha no disco rígido, roubo do portátil ou um malware.

Nesse post, mostramos como você pode realizar o backup do seu disco rígido com a ajuda da nuvem do Google e em poucos minutos.

 

 

Como realizar uma cópia do seu disco rígido no Google Drive

Basta seguir os passos:

1. Faça o download do aplicativo nesse link, e realize a instalação no seu computador. Você precisa inserir o seu nome de usuário e senha da conta Google.

2. Execute o aplicativo, entre com as suas credenciais e clique na opção para escolher a pasta. Aqui, você escolhe o que quer sincronizar com o Google Drive (se você tiver espaço para isso, selecione todo o seu disco rígido). Para economizar espaço, selecione documentos, fotos e vídeos, e deixe de lado os softwares e jogos, que sempre podem ser baixados e instalados novamente em caso de problemas.

3. Estabeleça as opções de sincronização para os arquivos que você quer guardar no Google Drive. Como padrão, tudo o que está na nuvem será copiado para o seu PC e vice-versa.

4. A cópia de uma unidade completa pode levar horas ou dias, em função da velocidade de sua conexão. Pode ser uma boa ideia iniciar o procedimento em um momento em que você não vai precisar trabalhar com esses dados ou com o seu equipamento. De qualquer forma, ele vai realizando o backup aos poucos, e uma vez enviada a cópia completa, ele só vai atualizar as mudanças.

NOTA: é obvio que os 15 GB padrão oferecidos gratuitamente pelo Google Drive são insuficientes para um backup completo. Se você quer salvar todo o seu disco rígido na nuvem, é melhor adquirir a capacidade adicional que você precisa. Os preços e todas as informações sobre esse tema você encontra nesse link.


Compartilhe