Uma das coisas mais irritantes do WhatsAp é a forma em como o aplicativo de mensagens instantâneas faz o download automático de fotos e vídeos para o smartphone. Se você usa o app todos os dias e está em vários grupos, centenas de MB de armazenamento do dispositivo são ocupados sem você se dar conta.

Porém, há uma forma bem simples de impedir esse consumo de dados. Basta seguir os passos da dica desse post, e você consegue evitar lotar o seu smartphone com fotos e vídeos que não mudam a sua vida em nada. Sem falar que você garante que conteúdos inconvenientes não ficam disponíveis no seu dispositivo e ao alcance de olhos alheios.

 

 

Como suspender os downloads automáticos de mídia no WhatsApp

A dica vale tanto para smartphones Android como para um iPhone. Os passos também são os mesmos nas plataformas, e todo o processo é bem simples e eficiente, dispensando inclusive o uso de um aplicativo adicional.

No final do processo, você vai precisar clicar nas imagens ou fotos que foram enviadas para você, e apenas dessa forma elas ficam salvas no seu smartphone.

 

 

No Android

– Dentro do WhatsApp, vá nas definições do aplicativo
– Abra o segmento de Dados e Armazenamento
– No item Downloads Automáticos, você precisa clicar no segmento correspondente ao uso de dados móveis
– Certifique-se que nenhuma das opções estão selecionadas nesse item, e pronto

 

 

No iOS

– Dentro do WhatsApp, vá em Ajustes
– Agora, abra o segmento responsável pelo Uso de Dados e Armazenamento
– Clique em Fotos
– Selecione a opção NUNCA, e pronto

 

São passos tão simples de realizar, que fica até difícil de acreditar que eles podem ser tão úteis. A partir de agora, o seu smartphone não vai ter espaço de armazenamento consumido com fotos e vídeos que você recebe no WhatsApp todos os dias. A não ser que você queira aquele conteúdo e, ainda assim, é você quem faz o download dessa mídia.