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Todo mundo sabe que alguns empregos pagam mais que outros, e o boom dos youtubers e streamers está deixando alguns poucos jovens milionários. Deixando de lado a questão ética disso, hoje vamos falar sobre o quanto um streamer pode cobrar em momentos essenciais, como lançamentos de videogames.

Quando um novo jogo chega ao mercado, os desenvolvedores de videogames ou empresas que comercializam jogos decidem contratar os streamers do momento. E o valor cobrado pela ação pode chegar a US$ 50 mil por uma hora de jogo.

Tanto no YouTube como no Twitch, os maiores streamers profissionais e populares conseguem quantidades muito altas de dinheiro para jogar. No caso de lançamentos, os valores podem alcançar a marca de US$ 50 mil. E a coisa não fica por aí.

Os streamers contam com uma audiência enorme, inclusive quando eles não estão jogando, mas sim apenas conversando. Os desenvolvedores de jogos sabem que essa é uma área não explorada, e por caus ada proximidade do público com esses astros, a relação aqui tende a ser mais sincera do que em uma simples ação de publicidade.

 

 

Muito dinheiro por uma audiência consistente e ao vivo

 

 

Streamers com mais de 15.000 ou 25.000 espectadores podem gerar com facilidade entre US$ 25.000 e US$ 35.000 por hora de jogo, especialmente em casos de lançamentos de jogos. Pode parecer pouco diante dos números arrecadados por youtubers, mas vale lembrar que esses números não são os mesmos do que alcançar 1 milhão de pessoas em um vídeo, enquanto que mais de 10 mil pessoas estão vendo uma gameplay ao vivo.

Um dos melhores exemplos do fenômeno é Tyler Blevins, ou Ninja. Este streamer do Twitch é o maior da plataforma, e é considerado por muitos como o melhor jogador de Fortnite do mundo. Possui 14 milhões de seguidores, e mesmo sendo conhecido por Fortnite, com um stream de Apex Legends ele conseguiu ganhar US$ 1 milhão.

No dia de lançamento do Apex Legends, concorrente direto do Fortnite, a Elctronic Arts pagou 12 streamers no dia do lançamento. Eles testaram o jogo de forma antecipada, e compartilhou as suas impressões nas redes sociais, o que claramente indicou que aquele conteúdo era patrocinado.

O plano atraiu mais de 1 milhão de pessoas no dia do lançamento do jogo, e mesmo durando um dia, o programa fez com que Apex Legends alcançasse mais de 50 milhões de jogadores, pisando forte nos calcanhares da popularidade do Fortnite.

As plataformas incentivam a tudo isso. O Twitch tem um programa de recompensas para os canais individuais, escolhendo eventos, jogos e outras coisas que podem ser transmitidas em troca de um pagamento. O streamer do Twitch Reckful, que conta com 85 mil seguidores, ganhou US$ 4.000 apenas por retransmitir 30 minutos do Street Fighter Pro.

Tais ações de publicidade são mais do que normais, já que todos os dias milhões de pessoas usam esses streams para diversão, para informação ou apenas para se manterem atualizados. Os desenvolvedores de jogos sabem disso, e estão explorando este método de publicidade próprio dos tempos atuais.


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