Compartilhe

O LiDAR já estava presente na mais recente geração do iPad Pro, mas agora desembarca no iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. Por isso, chegou a hora de conhecer como as câmeras do smartphone podem se beneficiar desse recurso.

 

 

 

O que é o LiDAR e como ele funciona?

 

 

O LiDAR (Laser Imaging Detection and Ranging, ou Sistema de Detecção Laser de Imagens e Alcance) já existe no mercado a algum tempo, mas é aplicada pela primeira vez na tecnologia móvel. Sua mecânica de funcionamento é bem similar ao de uma câmera convencional: com a ajuda de um laser, o sensor pode captar a volumetria dos objetos e do entorno em geral, para gerar mapas tridimensionais em tempo real sem depender de sensores complementares.

 

 

 

Como o LiDAR atua na fotografia móvel?

 

Os sensores LiDAR podem atuar no campo da realidade aumentada, com a ajuda de aplicativos de terceiros que analisam o ambiente para transformá-lo em mapas tridimensionais. Porém, são poucos os aplicativos disponíveis na loja da Apple que exploram a tecnologia dessa forma.

Porém, no iPhone, esta tecnologia terá mais foco na fotografia móvel, mais especificamente na fotografia computacional. Uma das grandes melhorias o LiDAR oferece às câmeras dos novos iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max é a otimização do modo retrato nas cenas noturnas.

Nesse caso, o LiDAR vai trabalhar com os sensores fotográficos otimizados em ambientes com baixa luminosidade, calculando a distância e a volumetria das pessoas em ambientes escuros para melhorar o resultado da imagem final na hora de separar o corpo das pessoas e objetos do restante do ambiente.

 

 

Os novos iPhones Pro podem focar até seis vezes mais rápido que os modelos anteriores, melhorando o nível de detalhes nas fotos noturnas. Aqui, entram em ação os algoritmos de fotografia computacional Deep Fusion e Neural Engine.

Por fim, o desempenho do Modo Noturno pode entregar melhores resultados, e passou a ser compatível com a lente grande angular. Tudo indica que o sensor LiDAR também pode interferir no registro de fotografias nesses dois cenários em específico.

 

 

 

iPhone Pro é o ideal para quem prioriza fotos e vídeos

 

Já é de conhecimento público que o iPhone é um smartphone muito competente nos aspectos fotográficos, e seu uso no registro de vídeos profissionais reforça o seu papel de referência dentro do segmento. E a chegada da tecnologia LiDAR consolida de vez este smartphone como o preferido dos profissionais de foto e vídeo.

Logo, se você é um usuário avançado, que tem como prioridade os aspectos de imagem e sabe trabalhar com esses recursos, o iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max são os smartphones que você deve adquirir como investimento para o seu trabalho. Melhor do que eles (nesse aspecto)? Praticamente impossível!

 

 

Via Apple


Compartilhe