O Android 15 traz uma nova função de tela que se adapta ao usuário durante o sono, reduzindo o brilho para promover o descanso. O recurso “Ainda Mais Tênue” vai além do brilho adaptativo comum, ajustando-se especialmente para facilitar o sono.
O brilho da tela dos smartphones tem sido associado a dificuldades para dormir e é contraproducente durante o descanso. A nova função do Android 15 visa mitigar esse problema, ajustando automaticamente o brilho da tela conforme necessário.
O mundo perfeito pede que o usuário dê um tempo no uso do telefone durante a noite para deixar a visão descansar. Mas para quem não pode (ou não quer) fazer isso, vamos entender melhor o que o Android pode oferecer para o usuário neste aspecto.
Como vai funcionar o “Ainda Mais Tênue”
O brilho adaptativo utiliza o sensor de luz ambiente para avaliar o nível de luminosidade do ambiente e ajustar o brilho da tela de acordo. A eficácia dessa função varia de acordo com o tipo e configurações do dispositivo.
Como nem todos os smartphones contam com o mesmo hardware ou calibração do recurso, o brilho adaptativo deixa de ser uma solução universal, apresentando efeitos práticos variados.
O Android 15 quer contornar essa questão com uma nova opção de tela, a “Ainda Mais Tênue”. Dessa forma, o Google reconhece que o ajuste de brilho existente pode não ser suficiente para uso confortável durante a noite.
Essa adição ao sistema operacional promete reduzir o brilho da tela além do mínimo tradicional, proporcionando uma experiência mais confortável durante o uso noturno do dispositivo.
O Android 12 introduziu a função “Extra Tênue”, que tinha finalidade similar. Porém, o Android 15 quer oferecer uma redução ainda maior do brilho da tela, especialmente projetada para promover o descanso.
Em termos práticos, o “Ainda Mais Tênue” entrega uma redução de brilho ainda mais acentuada nos smartphones Android. Não é exatamente um recurso com funcionalidade nova, sendo mais um reforço na funcionalidade já existente.
Quando o “Ainda Mais Tênue” vai chegar?
O novo recurso “Ainda Mais Tênue” provavelmente estará disponível nos ajustes de tela do dispositivo, e seu funcionamento completo será revelado com o lançamento oficial do Android 15.
Já a nova versão do sistema operacional deve chegar ao mercado de forma oficial no segundo semestre de 2024, com o primeiro preview apresentado no keynote inaugural do Google I/O, que deve acontecer ainda no primeiro semestre.
Especialistas acreditam que essa função será eficiente na proposta de redução automática do brilho de tela em ambientes com baixa luminosidade e (o mais importante) sem a necessidade de intervenção manual por parte do usuário.
Porém, sua eficiência só poderá ser determinada após os testes práticos mais amplos. Quem sabe nas primeiras versões beta do Android 15 será possível analisar se o “Ainda Mais Tênue” realmente funciona (ou não).