Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como mudar da fonte padrão Aptos para qualquer outra fonte no Windows

Como mudar da fonte padrão Aptos para qualquer outra fonte no Windows

Compartilhe

Desde o dia 25 de janeiro de 2024, a Microsoft tornou como oficial a mudança de fonte padrão nas aplicações Office do Microsoft 365. A tradicional fonte Calibri foi substituída pela Aptos em softwares como Word, Excel, PowerPoint, Access e outros aplicativos.

Essa é uma daquelas mudanças que tendem a não agradar a todos. Os usuários mais conservadores certamente vão querer a fonte Calibri de volta, pelos mais diversos motivos.

Neste artigo, vou mostrar como você pode abandonar a nova fonte Aptos e voltar para a Calibri, caso você fique insatisfeito com todas as mudanças.

 

Sobre o fim da Calibri (e o início da Aptos)

A fonte Aptos foi criada por Steve Matteson, e passou a ser a fonte padrão dos principais aplicativos e serviços da Microsoft. Ela é uma sans-serif inspirada na tipografia suíça do século XX.

A nova fonte é descrita como “atrevida, bem definida e fácil de ler”, e busca ser moderna, acessível e profissional. Mas tal e como acontece com tudo o que é novo neste mundo, pode não ser de agrado de todos.

Principalmente dos usuários mais veteranos e/ou mais conservadores.

A Calibri foi a fonte padrão da Microsoft por 15 anos, e a mudança foi motivada pela decisão da comunidade e do diretor de design dos produtos Office, Si Daniels.

De um modo geral, a Aptos é elogiada por ser uma fonte com personalidade discreta e cálida, diferente da neutralidade pretendida por outras fontes.

De acordo com Matteson, a Aptos incorpora formas geométricas na sua tipografia, sendo uma fonte sans-serif humanista. Ela busca oferecer uma voz humana no seu design, mantendo-se moderna, acessível e profissional para diferentes finalidades.

 

Como voltar para a fonte Calibri no Microsoft 365

Para alterar a fonte padrão no Microsoft 365, basta acessar as configurações de fonte em qualquer aplicativo Office, como o Word (por exemplo). Os usuários contam com a liberdade de escolher entre Aptos, Calibri, Times New Roman e outras fontes instaladas no sistema operacional, permitindo que os usuários determinem as suas escolhas.

A seguir, um passo a passo do procedimento:

  1. Abra o Word: Inicie o Microsoft Word.
  2. Vá para “Início”: Clique na guia “Início” na parte superior.
  3. Acesse Configurações de Fonte: Encontre a opção “Fonte” ou pressione “CTRL + M” para abrir as configurações de fonte.
  4. Escolha Fonte, Estilo e Tamanho: Selecione a nova fonte, estilo e tamanho desejados.
  5. Estabeleça como Padrão: Clique em “Estabelecer como Padrão”.
  6. Aplicação a Todos os Documentos: Escolha “Todos os Documentos” para uniformizar.
  7. Repetir para Outras Aplicações: Repita o processo para outras aplicações do Office.
  8. Confirme e Feche: Confirme as mudanças e feche as configurações.
  9. Nova Fonte Padrão Ativa: A partir de agora, a nova fonte será padrão em todos os documentos criados no Office.

A mudança gerou opiniões divididas nas redes, pois as preferências de fonte são pessoais e levadas a sério por alguns usuários. Já para usuários mais profissionais, esse é o tipo de mudança que pode afetar de forma mais profunda os usuários com necessidades específicas com textos e documentos.

De qualquer forma, a partir de agora, a Aptos é oficialmente a fonte padrão dos principais produtos da Microsoft. É uma fonte elegante e agradável, e deve agradar à boa parte dos usuários.

Por outro lado, a rejeição de parte do coletivo à nova fonte é algo igualmente natural, e faz parte de um período de adaptação que, de forma inevitável, todos os usuários vão passar.

Entendo que é sempre melhor aceitar o novo na vida, mas as pessoas são livres para alterar as configurações do Windows. Eu só estou apresentando a alternativa disponível para que você escolha aquilo que é melhor para você.


Compartilhe