TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como modificar a taxa de atualização de tela do smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como modificar a taxa de atualização de tela do smartphone

Como modificar a taxa de atualização de tela do smartphone

Compartilhe

A taxa de atualização de tela dos smartphones foi ganhando maior protagonismo com o passar do tempo, e com a chegada dos telefones voltados para os games, essa tendência se consolidou. Hoje, muitos usuários procuram dispositivos que priorizam esse aspecto também para obter uma experiência de uso mais fluída no dia a dia.

Neste post, vamos mostrar como você pode controlar a taxa de atualização de tela do seu smartphone, algo que pode fazer a diferença para obter um melhor desempenho para tarefas específicas, além de entregar uma maior economia de bateria em um uso mais ajustado.

 

 

 

A missão da taxa de atualização de tela

Uma elevada taxa de atualização de tela resulta em um smartphone mais fluído para o usuário. Elementos da interface de usuário se deslocam na tela de forma mais ágil, e os jogos respondem melhor aos comandos e movimentos que exigem uma resposta rápida.

A taxa padrão de 60 Hz foi superada pelas taxas mínimas de 90 Hz para jogos, e 120 Hz recomendados para as tarefas mais exigentes. Alguns modelos podem alcançar os 240 Hz dentro dessa frequência de exibição de elementos na tela, o que é algo incrível para um dispositivo com uma tela desse tamanho.

É importante lembrar que elevadas taxas de atualização se revertem automaticamente em maior gasto de bateria, já que a tela vai exigir mais do hardware para exibir os conteúdos com maior agilidade. Por isso é importante saber trabalhar com esse recurso para obter uma otimização do consumo de energia no telefone.

 

 

 

Como exibir a taxa de atualização de tela do seu smartphone

 

Para exibir a taxa de atualização de tela em um smartphone Android, é preciso recorrer às opções de desenvolvedor do dispositivo:

  1. Entre nas Configurações do smartphone.
  2. Acesse as Informações do dispositivo, ou o item Sobre na parte inferior da tela.
  3. Localize o número de compilação e toque sobre ele sete vezes seguidas.
  4. Volte uma tela e acesse as opções de desenvolvedor.

Uma vez que você habilitou as opções para desenvolvedor do dispositivo, faça o seguinte:

  1. Volte para as configurações do telefone.
  2. Vá para a seção Sistema e entre.
  3. Quando você estiver dentro, devemos ver as opções do desenvolvedor.
    Dentro, teremos que procurar a seção Mostrar frequência de atualização.
  4. Finalmente, devemos pressionar o botão para ativá-lo. A partir daí, sempre veremos que um número será exibido na tela que indicará o Hz em que o painel do smartphone é atualizado.

 

 

 

Podemos mudar a taxa de atualização?

Em alguns casos, sim.

Alguns fabricantes permitem a mudança manual da taxa de atualização de tela para reduzir o alto consumo de bateria das telas AMOLED. Como eu disse antes, quanto maior for essa taxa, maior a capacidade da tela em exibir conteúdos de forma mais fluída. Por outro lado, isso gera um elevado consumo energético.

Para verificar se o seu telefone é compatível com esse tipo de ajuste, faça o seguinte (a localização dessas configurações podem variar de um dispositivo para outro):

  1. Entramos no aplicativo Configurações > Tela.
  2. Procuramos a opção Taxa de atualização (dependendo da camada de software do nosso smartphone, esta seção mudará de nome).
  3. Uma vez lá dentro, se nosso smartphone nos permitir escolher, podemos selecionar uma taxa de atualização ou outra.
  4. Também é possível utilizar um ajuste de taxa de atualização variável, onde o próprio smartphone faz o ajuste para uma frequência mais baixa ou mais alta, dependendo da atividade no dispositivo.

Compartilhe