Compartilhe

O Google Play Music vai desaparecer em algum momento de 2020, e o YouTube Music apresentou uma nova ferramenta de transferência de biblioteca de músicas, perfis e listas de reprodução de um serviço para outro de forma bem simples. A nova plataforma também está recebendo novas características para bater de frente com Spotify e Apple Music.

Não sabemos exatamente quanto o Google Play Music vai desaparecer, mas isso é algo planejado pelo Google há mais de um ano. Por enquanto, você pode acessar os dois serviços, e tem algum tempo para transferir suas músicas e se acostumar com a interface do YouTube Music. Mas todos serão avisados com antecedência sobre o encerramento em definitivo do serviço.

Em 2019, o YouTube Music e Premium contavam com 20 milhões de assinantes pagos, e o serviço se destaca dos seus concorrentes pela profunda integração com os perfis do YouTube e do Google, com melhores recomendações relacionadas. Já que muita gente usa o YouTube para descobrir novas músicas, o app Música vai rastrear suas buscas de vídeo e recomendar o que você pode gostar de ouvir.

 

 

 

Como migrar a sua música do Google Play Music para o YouTube Music

 

 

Os usuários do Google Play Music vão receber um e-mail com instruções detalhadas para transferir o seu histórico, conteúdos e podcasts de um serviço para outro. A seguir, os passos para realizar a migração:

1. Faça o download do aplicativo do YouTube Music no smartphone (iOS, Android), ou em um computador em music.youtube.com/transfer, e clique em Transferir.

2. Vai aparecer um botão de transferência na parte superior da tela, tanto no Google Play Music como no YouTube Music. Clique nesse botão e seus uploads, compras, canções e álbuns agregados, playlists pessoais e assinadas, likes e dislikes, estações selecionadas e preferências começam a ser transferidas do Google Play Music para o YouTube Music.

3. Dependendo da quantidade de músicas armazenadas em sua biblioteca, a mudança pode demorar algumas horas. Enquanto isso, você pode fechar o aplicativo e seguir utilizando o seu smartphone normalmente. Para verificar o andamento do processo, basta abrir o aplicativo novamente. Você vai receber uma notificação por e-mail quando o processo de transferência for concluído.

4. Abra o YouTube Music e procure pelas suas músicas na aba Biblioteca, além das recomendações atualizadas.

 

Se você ouve podcasts no Google Play Music, também pode transferir as suas assinaturas e o progresso do episódio para o Google Podcasts, clicando nesse link.

 

 

 

O que há de novo no YouTube Music?

 

 

O YouTube Music é um aplicativo e um reprodutor web que oferece mais de 50 milhões de músicas oficiais, além de álbuns completos, performances ao vivo e remixes, entre outros conteúdos.

O serviço recebeu recentemente diferentes novidades, supostamente baseadas nos pedidos dos usuários:

– Criação de listas de reprodução: agora, podem ter até 5.000 músicas, além de realizar buscas rápidas a partir de uma lista de reprodução para adicionar uma nova canção e agregar vídeos musicais nas playlists junto com as canções. As estações do Google Play Music agora estão disponíveis no YouTube Music como listas de reprodução.

– Uploads: escute a música enviada e adquirida no Google Play Music podem suportar agora até 100 mil canções pessoais dentro da biblioteca do YouTube Music.

– Reprodução offline: quem paga a assinatura do YouTube Music pode fazer o download de qualquer música, playlist ou videoclipe musical para reprodução offline, ou deixar ativo a função de downloads inteligentes, que faz todo o trabalho pelo usuário.

– Aba Explorar: uma nova aba Explorar oferece músicas e faixas novas para descobrir, utilizando critérios como estilo musical e datas de lançamento de músicas.

– Outras características: mude a letra de uma canção enquanto você escuta a música para treinar o modo karaokê, ou legende o vídeo musical que reproduz em tempo real com a música.

 

 

 

Quanto o YouTube Music vai custar?

 

 

O mesmo que o Google Play Music. Você pode optar pela versão gratuita do YouTube Music (com publicidade), ou pagar US$ 9,99 por mês para assinar o YouTube Music Premium, que remove a publicidade, habilita a reprodução em segundo plano e libera os downloads de músicas. Também é possível assinar o YouTube Premium para obter todos esses benefícios em todo o YouTube, por US$ 11,99 ao mês.

Os assinantes do Google Play Music Unlimited serão transferidos automaticamente para o YouTube Music Premium ou para o YouTube Premium em uma assinatura equivalente, pagando o mesmo preço.

 


Compartilhe