As tecnologias nas lentes dos óculos que ajudam na saúde da sua visão

Compartilhe

O mundo da tecnologia atual faz com que qualquer pessoa, independente de sua idade ou nível de habilidade, passe mais tempo diante de telas como diferentes formatos e tamanhos. E esse aumento no uso de smartphones, tablets, computadores, TVs e outros dispositivos resulta em um efeito colateral imediato: um maior desconforto visual.

Nem é preciso enfatizar de novo os efeitos da luz azul emitida pelas telas em nossa visão, mas o simples fato de forçar a vista para ler mais conteúdos em uma tela que nem sempre é do tamanho mais recomendado para visualizar conteúdos com fontes pequenas ou com uma emissão de luz constante já indicam que muita gente vai precisar tomar medidas no futuro para amenizar a situação.

Felizmente, a tecnologia trabalha com a evolução de diferentes aspectos de nossas vidas, e os óculos também evoluíram. Hoje, temos lentes mais confortáveis e entregando alternativas inovadoras, como por exemplo os óculos especificamente pensados nos usuários que passam muitas horas diante do computador, pois podem proteger a visão dos efeitos nocivos da luz azul emitidas pelas telas.

Outras tecnologias que estão em desenvolvimento ao longo das últimas décadas também beneficiam os usuários, como as lentes polarizadas, a proteção antirreflexo, tratamento de lentes para evitar riscos acidentais e o uso da tecnologia fotossensível.

Eu sei que muitos desses termos são desconhecidos para muita gente, mas essas são características que você deve levar em consideração na hora de adquirir novos óculos para chamar de seu. Deixe um pouco de lado a armação (que é importante para o conforto no uso diário, mas em muitos casos tem um peso muito mais estético do que funcional) e comece a focar mais na lente, que é o aspecto mais importante de um óculos.

Por isso, nesse post, vamos abordar de forma breve as diferentes tecnologias disponíveis no mercado dentro desse segmento, para que a compra do seu próximo óculos seja a mais acertada possível.

 

 

 

As tecnologias que melhoraram o óculos que você usa

 

 

Quem usa o computador o dia inteiro, todos os dias (é o meu caso) normalmente sofre de vista cansada, insônia e dores de cabeça. É a tal da luz azul violeta que está entregando de presente todos esse efeitos.

Além de tentar evitar o uso de tablets, TVs, celulares e computadores horas antes de dormir (pois a luz azul emitida por eles inibe a produção do hormônio melatonina, que é o responsável por regular o nosso sono), vale a pena contar com um óculos com lentes Blue Light, que podem ajudar no processo da procura pelo bom sono e menor fadiga visual.

Essa tecnologia oferece um maior conforto para a leitura e pode até evitar doenças como catarata ou degeneração macular. Quem já usa um óculos de grau ou quem apenas quer se proteger da luz azul pode utilizar um óculos com lentes Blue Light sem maiores problemas.

Outro fator que você deve levar em consideração é a exposição à radiação ultravioleta (UV) “patrocinada” pelo sol ao longo de sua vida. Você pode ter problemas como a degeneração macular e catarata, algo bem comum se você olhar para os números.

Felizmente, hoje temos lentes com tecnologia fotossensível, que escurecem automaticamente quando ficam expostas aos raios UV do sol e à luz azul-violeta das telas. Quando o usuário volta para um ambiente fechado, essas lentes voltam a ficar mais claras. Esse é outro tipo de lente que pode ser utilizada por qualquer pessoa, independente da finalidade ou necessidade de uso.

 

 

Considere também ter um óculos com lentes polarizadas. Essas lentes diminuem o desconforto causado pela luminosidade, protegendo os olhos contra os raios UVB e UVA, e é muito utilizado por aqueles que precisam dirigir durante o dia (aquela luz que fica refletida na superfície do carro em dia de sol forte).

Já as lentes antirreflexo são indicadas para quem passa a maior parte do tempo em ambientes bem iluminados ou muitas horas na frente do computador ou smartphone. Muito recomendadas para pessoas com elevado gral de miopia e hipermetropia. Se caracterizam por serem lentes “quase” invisíveis.

Por fim, algumas lentes oferecem tecnologias antiembaçantes e antiengordurantes, o que dispensa a limpeza recorrente dessas lentes. Basta uma flanela para eliminar a sujeira acumulada em suas superfícies.

As lentes antiembaçantes são indicadas para quem fica em locais com grande variação de temperatura, evitando assim a condensação nas lentes (lentes embaçadas). Já as lentes antiengordurantes contam com uma película que reduz o acúmulo de sujeira, sendo assim mais higiênica para o uso diário.

Na Ótica Vale Jacareí você encontra diversos modelos de óculos com todas as tecnologias mencionadas nesse artigo, com um atendimento especializado e personalizado, laboratório próprio e a produção do seu óculos em apenas 30 minutos. Vale a pena conhecer os seus serviços e, quem sabe, se beneficiar desses recursos para melhorar o seu estilo de vida e, principalmente, ajudar a manter a saúde dos seus olhos em dia.


Compartilhe