Como ler livros ePub no Amazon Kindle

Compartilhe

O Kindle da Amazon é excelente, e a sua biblioteca de livros eletrônicos compatíveis com ele é enorme. Porém, é um dispositivo que possui algumas limitações, onde uma das mais importantes é a sua incompatibilidade com os eBooks no formato ePub.

Mas esse é um problema que tem solução, que é bem simples.

Os dispositivos Kindle são compatíveis com o formato AZW, exclusivo da Amazon, e com o formato MOBI. Ou seja, basta converter os livros ePub para um dos dois formatos compatíveis.

 

 

 

Calibre, um velho conhecido

 

Para tudo funcionar, você precisa de um computador e do aplicativo Calibre, que é gratuito e compatível para Windows, macOS e Linux.

Faça o download e a instalação do Calibre em seu computador. Depois, configure em qual diretório os livros convertidos serão copiados (se possível, crie uma pasta nova e vazia), além de indicar ao software qual é o leitor de livros eletrônicos que você possui.

 

 

A interface do Calibre é bem completa, já que ele foi desenvolvido para controlar toda a sua biblioteca de livros eletrônicos. Para começar a conversão de livros, clique em Adicionar Livros e, depois, escolha a opção Adicionar Livros a Partir de Um Único Diretório, se você só quer adicionar um livro, ou Adicionar Diretórios e Subdiretórios, para adicionar todos os livros de uma pasta.

Uma vez adicionados os livros que queremos, escolha os livros para a conversão e clique em Converter Livros. Uma nova janela com várias opções de ajustes vão aparecer, com dados e o formato do novo arquivo a ser criado.

 

 

O formato de saída é o que importa aqui. No menu deslizável no canto superior direito, escolha o MOBI como formato de saída. Clique também em Configurações de Página e selecione o dispositivo que vai receber o livro convertido. Tudo pronto? Clique em Aceitar.

O aplicativo começa o processo de conversão e, ao finalizar, clique com o botão direito do mouse sobre o livro em questão e selecione a opção para abrir a pasta onde está o arquivo de destino. É nessa pasta onde teremos o livro em formato MOBI.

O último passo é conectar o Kindle ao computador e transferir o livro em formato MOBI ao dispositivo, copiando do computador e colando no dispositivo. Ou o próprio Calibre pode fazer isso, desde que o seu Kindle seja compatível.

O Calibre também pode converter os livros para o formato AZW, mantendo as capas do livro, algo que o formato MOBI não faz. Porém, tal característica pode não ocorrer em todos os modelos de Kindle disponíveis.


Compartilhe