Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Proteja sua conexão de internet para ter férias tranquilas

Proteja sua conexão de internet para ter férias tranquilas

Compartilhe

Se você pretende viajar ou sair de férias, é importante ficar de olho na segurança da sua conexão de internet nesse tempo que você vai ficar fora de casa. As férias de final do ano tendem a ser o momento mais propício para o aumento de ataques nas redes WiFi, de modo que é importante você revisar as possíveis brechas de segurança na rede sem fio doméstica, além de melhorar a experiência de uso da mesma.

 

 

 

Por que isso é importante?

 

Simples: para evitar que intrusos usem a sua internet sem o seu consentimento ou conhecimento. Você não quer um vizinho usando sua internet para baixar filmes sem você saber, certo?

Um intruso na rede WiFi pode elevar a latência de rede, prejudicando o seu jogo online ou a visualização de filmes por streaming, deixando a sua experiência de uso uma porcaria. Literalmente.

Evite o estresse na vida melhorando a qualidade de sua conexão com a internet reforçando a segurança na sua rede WiFi.

 

 

 

O que eu posso fazer para proteger a minha conexão de internet?

 

 

A boa notícia é que todo o procedimento é algo bem simples, e você nem precisa ser um especialista para proteger a sua internet doméstica.

Primeiro, verifique se você tem intrusos na sua rede. Para isso, acesse a interface do seu roteador (digite 192.168.0.1 na barra de endereços do navegador) e entre na opção correspondente que mostra os dispositivos conectados.

Se você desconfia que tem intrusos na sua rede, basta seguir os passos abaixo para se livrar deles e proteger a sua rede sem fio.

 

1) Mude sua senha WiFi: é um passo muito simples, mas muito eficaz. Os intrusos que você tinha não poderão mais se conectar até descobrirem a nova senha. Para alterá-lo, basta digitar as configurações do roteador, procurar a seção “WLAN” e digitar a nova senha.

2) Desativar a transmissão SSID: isso faz com que o nome da nossa rede Wi-Fi pare de ser exibido publicamente. Também podemos fazer isso através da seção “WLAN” e adicionar uma camada de proteção à nossa conexão com a Internet, pois os invasores precisarão saber nossa senha e nome de rede.

3) Filtragem MAC por whitelists: é um movimento um pouco extremo, pois impede que todos os dispositivos, exceto aqueles incluídos em uma lista, se conectem à nossa rede Wi-Fi. Não é perfeito, mas funciona muito bem. Também podemos ativá-lo a partir da seção de configurações “WLAN”.

4) Não dê sua senha: eu sei que parece estranho, mas é fácil de entender. Se recebermos visitas com frequência, é fácil nos pedir a senha Wi-Fi para poder usar seu smartphone em horários específicos. Tenha cuidado para quem você dá a senha e crie, se possível, uma rede de convidados. Se você deu sua senha para pessoas que você não confia totalmente (apenas para cordialidade) não hesite em mudá-la.

5) Evite senhas vulneráveis: antes de mais nada, eu acho que você tem que definir o que é uma senha vulnerável, e a explicação é bastante simples: é uma senha que não pode ser considerada como segura porque é muito curta ou fácil de adivinhar. Evite usar dados pessoais, como sua data de nascimento ou combinações de números e palavras únicas. Tente sempre combinar várias palavras sem sentido, números, maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais.


Compartilhe