Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como verificar o funcionamento dos núcleos do processador do seu smartphone em tempo real

Como verificar o funcionamento dos núcleos do processador do seu smartphone em tempo real

Compartilhe

O processador é o centro nervoso do seu PC, tablet e, é claro, smartphone. E entender o seu desempenho pode ajudar a detectar problemas na potência do dispositivo. O Android conta com um recurso que permite esse monitoramento de forma nativa, e dispensando o uso de aplicativos adicionais.

É importante lembrar que cada fabricante tem a sua versão dessa ferramenta, através de suas diferentes capas de personalização. Alguns deles podem sequer deixar o recurso visível para o usuário. Porém, nos telefones com Android stock ou interfaces pouco customizadas, será fácil encontrar tal funcionalidade.

Caso contrário, o jeito é recorrer à Google Play Store para instalar um software de terceiros. Existem várias opções dentro da loja oficial de aplicativos Android, de modo que com certeza você vai encontrar uma alternativa que vai atender as suas necessidades.

 

 

 

Como descobrir como está o desempenho do processador do seu smartphone

 

Compreender como o seu processador está funcionando é fundamental para obter a melhor experiência de uso possível com o seu smartphone. É um elemento com vários núcleos de processamento, e nem todos servem para a mesma finalidade. Ou seja, é preciso detectar também se cada um está fazendo o seu papel na hora que precisa atuar.

Para verificar o desempenho do processador em tempo real, siga os passos abaixo:

 

1) Vá em Ajustes > Informações do telefone.
2) Dento das diversas opções que vão aparecer na tela, acesse o item Dados em tempo real da CPU.
3) Dentro desse item, é possível ver como está o funcionamento da CPU e todos os seus núcleos em tempo real.

 

 

 

Dependendo do modelo do processador que você escolheu, é possível conferir como ele está trabalhando em cada núcleo, analisando se o desempenho é o mais adequado para as diferentes situações. O ideal é que esse item de hardware esteja trabalhando de forma equilibrada, para garantir uma maior eficiência energética. Lembrando sempre que o núcleo primário terá uma maior atividade quando uma potência extra é necessária.

É possível conferir como o processador se comporta de forma diferente de acordo com a tarefa que ele está realizando. A diferença de números quando o dispositivo não está executando aplicativos em segundo plano e quando o telefone está com jogos e outros aplicativos abertos é substancial.

E com posso dessas informações, dá para saber se o processador está funcionando conforme o esperado e, dessa forma, decidir se você precisa tomar alguma providência de manutenção ou até mesmo promover a troca do produto por um modelo mais potente.

Além disso, caso o seu smartphone esteja sofrendo das influências de um malware, essa é a melhor forma de descobrir isso: quando uma ameaça virtual está influenciando o seu telefone, o uso da CPU simplesmente dispara, mesmo quando você tem poucos processos abertos em segundo plano.


Compartilhe