TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como instalar o Pluto TV no seu smartphone ocupando menos espaço de armazenamento interno | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como instalar o Pluto TV no seu smartphone ocupando menos espaço de armazenamento interno

Como instalar o Pluto TV no seu smartphone ocupando menos espaço de armazenamento interno

Compartilhe

O Pluto TV é um serviço de TV via streaming que não para de ganhar usuários ao redor do mundo. E consegue essa façanha porque fez o simples bem feito: oferece entretenimento de graça e com publicidade, apostando no formato tradicional.

A plataforma funciona como a TV aberta que todo mundo aprendeu a amar ao longo da vida. Oferece a programação de graça em formato linear (até tem alguns conteúdos on demand, mas não é o seu forte) em troca de alguns minutos de intervalos comerciais de tempos em tempos.

E eu sei que você quer ter o Pluto TV no seu smartphone, mas o espaço de armazenamento do dispositivo está quase no fim.

E aí? Como faz?

 

Os webapps podem salvar vidas

Se você não sabe do que estou falando, é porque você não acessa esse blog regularmente.

Não é a primeira vez que falo do PWA (Progressive Web Apps, ou Aplicativos Web Progressivos), que é a salvação na vida daqueles usuários que estão com o smartphone lotado de aplicativos ou de arquivos recebidos pelo WhatsApp todos os dias.

Se esse é o seu caso, saiba que pode transformar algumas páginas web em “aplicativos” no smartphone de forma bem simples. E esse é o caso do Pluto TV, que pode funcionar em um navegador web e, por consequência disso, atua como um PWA no seu telefone.

 

Como instalar o Pluto TV no iPhone com apenas três passos

 

O iPhone é excelente, mas o iOS pode entregar enormes dores de cabeça na hora de realizar algumas tarefas específicas. E bem sabemos como existem muitos usuários que ainda contam com versões antigas dos smartphones da Apple que contam com uma capacidade de armazenamento mais restrita.

E não falo apenas do Pluto TV. O YouTube é outro aplicativo que naturalmente consome muitos dados no telefone porque, afinal de contas, estamos falando de vídeos salvos no smartphone.

Mas vamos utilizar o exemplo do Pluto TV, pois este é o protagonista deste artigo (e não está me pagando um centavo sequer para isso, o que é uma vergonha). Para transformar a página web da plataforma de streaming em PWA, faça o seguinte:

  1.     Vá para o Safari e abra Pluto.tv.
  2.     Na parte inferior do Safari, você tem a opção de compartilhar. Selecione esse item.
  3.     Role até ver ‘Adicionar à tela inicial’. Na nova guia, você pode alterar o nome e poderá ver a URL para a qual será redirecionado ao tocar no ícone. Clique em ‘Adicionar’.

E isso é tudo.

Agora, você tem o Pluto TV em um ‘aplicativo’ mais leve e ocupando menos espaço de armazenamento no iPhone. E se você se arrepender disso no futuro, pode simplesmente excluir o atalho da área de trabalho, sem precisar passar por procedimentos de desinstalação mais traumáticos.

 

No Android, você precisa usar um truque adicional

O procedimento no Android para a criação de um webapp é parecido com aquele adotado para o iPhone, mas neste caso você precisa adotar um truque adicional para tudo funcionar.

Aqui, o navegador web para realizar o procedimento é o Google Chrome (se bem que essa dica vai funcionar também no Firefox), com a grande diferença de ser necessário acessar o Pluto TV com o modo de visualização da área de trabalho.

Faça o seguinte:

  1.     No Chrome, acesse Pluto.tv e toque em ⋮ no canto superior direito. Você verá uma opção chamada ‘Visualização do computador’. Selecione-o.
  2.     Feito isso, pressione ⋮ novamente e selecione ‘Adicionar à tela inicial’. A opção está logo acima da opção de visualização do computador.
  3.     Aperte ‘Instalar’, espere alguns segundos e pronto, você já deve tê-lo na gaveta do app.

Isso é o suficiente para que o Pluto TV seja sempre executado em modo de área de trabalho, evitando um bug da plataforma que impede a visualização em formato paisagem na sua versão mobile da página web.

Antes de terminar, eu reforço que o uso de um webapp pode funcionar muito bem para várias páginas e serviços na internet. Além de ajudar a reduzir o consumo de espaço de armazenamento no telefone, um PWA pode ajudar a oferecer funcionalidades adicionais que não são encontrados normalmente nas versões mobile de muitas páginas.

Aproveite o recurso sem moderação.


Compartilhe