Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como usar o YouTube em segundo plano e com a tela bloqueada, sem pagar um centavo no plano Premium

Como usar o YouTube em segundo plano e com a tela bloqueada, sem pagar um centavo no plano Premium

Compartilhe

O YouTube é a plataforma de streaming de vídeo por excelência, e a maioria dos usuários acessa o serviço por meio de seu aplicativo oficial no smartphone, disponível para Android e iOS.

No entanto, o app oficial do YouTube pode ser muito pesado para dispositivos com pouco espaço de armazenamento no smartphone, já que sua memória cache continua a crescer à medida que o usamos.

Felizmente, existe uma alternativa mais leve para o aplicativo oficial, que permitirá que você assista a seus vídeos favoritos do YouTube sem ocupar muito espaço na memória do seu celular, e entregando vantagens em relação ao app oficial instalado no telefone.

 

Apresentando as vantagens do webapp do YouTube

Tal e como acontece com vários outros aplicativos disponíveis no mercado e que dependem do acesso à internet para o funcionamento pleno, o YouTube conta com a sua versão webapp, com uma interface projetada para navegadores de desktop.

O aplicativo funciona de maneira semelhante ao app nativo a que estamos acostumados e que está pré-instalado na grande maioria dos smartphones Android, com uma vantagem muito útil: com o aplicativo web, podemos bloquear a tela do celular, mantendo a reprodução do vídeo de forma plena e sem interrupções.

Outra vantagem do webapp do YouTube é que ele consome menos bateria, já que não mantém os processos ativos do aplicativo oficial da plataforma em segundo plano. Isso significa que você pode assistir a seus vídeos favoritos do YouTube por mais tempo, sem se preocupar em ficar sem bateria.

Essa opção pode ser especialmente útil para quem possui um smartphone com pouca memória interna e que sofre com a falta de espaço para novos aplicativos e arquivos. E a opção de reprodução com a tela desligada é muito útil para quem gosta de ouvir músicas ou podcasts enquanto realiza outras tarefas, sem precisar manter a tela do celular ligada o tempo todo por não ser um assinante do YouTube Premium.

 

Como instalar o webapp do YouTube no seu smartphone

Para instalar o webapp do YouTube, basta seguir alguns passos simples.

Primeiro, abra o seu navegador principal e acesse o site do YouTube. Em seguida, vá para as opções ou configurações do seu navegador e ative o modo de área de trabalho. Recarregue a web e você verá um botão com o texto “Instalar aplicativo”. Toque nele e em poucos segundos você terá um novo ícone em sua tela inicial.

Resumindo as instruções descritas no parágrafo anterior em um passo a passo:

  1.     Abra seu navegador principal e acesse o site do YouTube.
  2.     Vá para as opções ou configurações do seu navegador e ative o modo de área de trabalho.
  3.     Recarregue a página web do YouTube e veja as opções novamente.
  4.     Você verá um botão com o texto “Instalar aplicativo”. Toque nele e em poucos segundos você terá um novo ícone em sua tela inicial.

 

Chegou a hora de desinstalar o aplicativo do YouTube

Se você tem um smartphone com pouca memória para armazenamento interno e entende que a dica deste post pode melhorar a sua relação de uso com o seu telefone, agora é a hora certa de desinstalar o aplicativo oficial do YouTube.

Para fazer isso, vá para Configurações> Aplicativos e procure o aplicativo do YouTube na lista. Em seguida, clique em “Forçar parada” e depois em “Desativar”. Feito isso, você poderá desfrutar dos seus canais favoritos do YouTube sem ocupar quase nenhum espaço na memória do seu telefone.

É importante lembrar que desinstalar o aplicativo oficial do YouTube pode não ser uma opção viável para todos os usuários. Afinal, o aplicativo oficial oferece diversas funcionalidades que não estão disponíveis no webapp, como a possibilidade de criar playlists, utilizar filtros de pesquisa avançados e receber recomendações personalizadas com base no histórico de visualizações. Por isso, cabe a cada usuário avaliar suas necessidades e decidir qual opção é a mais adequada para o seu perfil de uso.

Conclusão

Se você ainda não experimentou o webapp do YouTube, vale a pena testar e descobrir como ele pode melhorar sua experiência de visualização de vídeos no smartphone.

Embora possa não ter todas as funcionalidades do aplicativo oficial, o webapp do YouTube oferece recursos que podem fazer toda a diferença para muitos usuários que desejam (ou precisam) dos benefícios que o formato oferece.


Compartilhe