TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como instalar o Microsoft Edge no Linux | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas de Downloads | Como instalar o Microsoft Edge no Linux

Como instalar o Microsoft Edge no Linux

Compartilhe

Do nada e sem avisar a ninguém, a Microsoft lançou de forma oficial o Microsoft Edge para o Linux. E esse lançamento marca mais um momento de “antes e depois” na relação da gigante de Redmond e o sistema operacional de código livre idealizado por Linus Torvalds.

Quem poderia imaginar que, em um futuro distante e quase distópico, a Microsoft apoiaria tanto o software livre e/ou aberto. Tal filosofia, que foi considerada como “um câncer” por Steve Ballmer, hoje é uma das bases da expansão da gigante de Redmond nos diversos setores de tecnologia.

Até o presente momento, nenhum navegador web da Microsoft (nem mesmo o Internet Explorer, que perdurou por anos) saiu do Windows ou do macOS. Mas isso muda hoje, já que a primeira versão do novo Microsoft Edge está disponível para os desenvolvedores e usuários que estão inscritos no canal Insider do Edge.

 

 

 

Como instalar o Microsoft Edge no Linux

 

Antes de prosseguir, é importante informar aos interessados em testar o navegador web da Microsoft na sua distribuição Linux preferida que essa versão do Microsoft Edge não é tão completa como aquela disponível em outras plataformas. Mesmo porque ela ainda está em desenvolvimento.

Porém, com o tempo, o Microsoft Edge para Linux vai se tornar melhor e mais completo (promessa da Microsoft), ficando no mesmo nível do software disponível em outras plataformas. A versão que está disponível na plataforma Insiders deixa de lado algumas opções importantes, como por exemplo a sincronização de serviços da Microsoft, que inclui marcadores, histórico e senhas.

Também fica de fora o modo de leitor envolvente, assim como a leitura em voz alta. Por fim, e pelo menos nesse momento, o navegador web também só poderá ser atualizado aplicando apenas as mudanças do código, e não apenas através do download de um único pacote de instalação. Logo, é mais recomendada para usuários mais experientes no Linux, ou para aqueles que já estão acostumados com esse procedimento de instalação.

 

 

Essa primeira versão do Microsoft Edge para Linux é compatível com as distribuições Ubuntu, Debian, Fedora e openSUSE. Novas versões estarão disponíveis a cada semana, e para fazer o download dos pacotes de instalação, é preciso acessar a página de downloads do Microsoft Edge Insider Channels.

Dentro do Linux, o download será do novo navegador em si. Porém, se você está no macOS ou Windows, você será obrigado a selecionar manualmente a plataforma que vai receber a instalação do novo pacote de software. Para Debian e Ubuntu, existe o formato .deb. Para Fedora e openSUSE, temos a extensão .rpm. Todas as versões disponíveis estão em 64 bits, e a versão beta do navegador estará disponível “em breve”.

 

 

Também é possível instalar o Microsoft Edge a partir do repositório do software para Linux da própria Microsoft, seguindo as instruções dentro do gestor de pacotes de cada distribuição. Para a instalação, basta dar um duplo clique no pacote e clicar em Instalar na janela que vai abrir, seguindo sempre as instruções que estarão disponíveis na tela.

Muitos usuários do Linux esperaram pelo Microsoft Edge para este sistema operacional, e a hora finalmente chegou. Logo, vale a pena pelo menos experimentar o software para verificar se a gigante de Redmond cuidou bem dos fãs do pinguim.

 

 

Via Microsoft


Compartilhe